A Polícia Militar de Miguelópolis divulgou para pais e usuários de bicicletas com motores improvisados que haverá uma ação de fiscalização. Esses veículos são ilegais e vão ser apreendidos se flagrados no trânsito. A PM reforçou que não será possível recuperar essas bicicletas após a apreensão, pois, não tem como regularizá-las atualmente.
A bicicleta motorizada que as pessoas têm improvisado, pegando uma bicicleta e comprando um kit para instalá-lo, é ilegal em todos os aspectos.
Esse tipo de veículo possui acelerador e, devido ao motor de 80 cilindradas que possui, é considerada como uma motocicleta em todos os aspectos.
Para que fosse legalizada, seria necessário cumprir todas as exigências aplicáveis a uma motocicleta, incluindo o uso de capacete de segurança e a obtenção da categoria A para guiá-la.
A Polícia Militar divulgou, conforme o jornalista Fábio Reis, de Miguelópolis, que essas bicicletas não possuem número de chassi, tornando impossível o registro deste veículo.
Qualquer pessoa que faça essa alteração está irregular em uma bicicleta, ao ser flagrada no trânsito vai ter, então, o veículo apreendido. Não foi confirmado se pode ocorrer multa.