O Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF) recebeu R$ 100 mil em recursos públicos para ser o fomentador de empreendedorismo em Franca. O recurso foi destinado após a Prefeitura de Franca propor destinação do valor por meio do projeto de Lei Ordinária nº 9/2025, que foi aprovado pelos vereadores nesta terça-feira.
A proposta aprovada tem como objetivo promover o empreendedorismo inovador na cidade e o convênio envolve o Uni-FACEF e o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).
Para haver o repasse, foi necessária alterações no Orçamento Municipal. O projeto é chamado de Estímulo ao Empreendedorismo Inovador orientado às novas vocações da região administrativa de Franca. As ações estão alinhadas ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação, que procura aprimorar a execução dos serviços de gestão da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca.
Por conta do Uni-FACEF ser um centro acadêmico, a autarquia municipal precisa desenvolver atividades acadêmicas para dar suporte ao desenvolvimento econômico e social local.
O convênio tem o valor total de R$ 100.717,60, mas o projeto de lei já prevê que outros créditos adicionais podem ser adicionados para cobrir mais despesas que agora não estão detalhadas.
Caberá ao Uni-FACEF disponibilizar para empresários da cidade utilizações de inteligência artificial e manufatura aditiva que ajudem a promover os negócios locais. Vai ser instalado na autarquia municipal um escritório com laptops, impressoras 3D e kits de Arduíno. Os resultados desse trabalho serão monitorados pelo governo do Estado por meio de dois relatórios semestrais e é preciso gerar avanços no período de 12 meses.
A instituição de ensino ainda não divulgou detalhes sobre como os empresários vão poder acessar o espaço de capacitação, o que deve ocorrer nas próximas semanas.
Além do Uni-Facef, o Sebrae-SP apresentou para o município um programa para fomentar o empreendedorismo chamado de Cidade Empreendedora. Isso ocorreu no final de janeiro e, conforme apurado, a Prefeitura estaria com interesse de contratar esse trabalho. Porém, ainda não foi divulgado oficialmente quando ele deve começar.
Leia também: