O plano de ação para retomada das atividades da indústria calçadista em Franca ainda está sendo moldado para haver consenso com entidade que representa funcionários do setor. Na segunda-feira (30), segmentos da indústria, entidade de trabalhadores, comércio, setores da saúde, Prefeitura de Franca e representante do Ministério Público fizeram reunião no Parque Fernando Costa para tratar do assunto. Um novo encontro está previsto para acontecer nesta quinta-feira (2).
O Ministério do Trabalho também deve participar dessas tratativas como forma de orientar e organizar as mudanças nas indústrias para que a produção seja retomada no máximo até 8 de abril. Decreto municipal determina paralisação de atividades até 7 de abril.
A interrupção do trabalho ocorreu devido ao risco de epidemia do novo coronavírus em Franca. Desde 20 de março, a circulação de pessoas e funcionamento de setores da economia estão com restrições para que haja menor fluxo e a contaminação da covid-19 fique controlada.
Com o comércio, o encaminhamento foi semelhante e a ACIF terá de fazer adaptações ao plano de reabertura de lojas para atender a exigências de saúde pública. Está previsto que as lojas serão abertas por etapas e pode ser que o atual decreto municipal que prevê fechamento do setor até dia 7 de abril seja ampliado para dia 9.
Desde a semana passada, governo municipal e segmentos da indústria e comércio estão tratando a possibilidade de reabertura antes de 7 de abril. A recomendação de representantes da saúde dentro do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus em Franca era de que o prazo fosse respeitado. Nesta segunda, estava prevista uma videoconferência entre setores, Prefeitura e o governo do Estado, mas a reunião acabou acontecendo apenas em termos locais.
*Se trabalha no comércio ou indústria e tiver fotos ou relatos da atual situação, envie para gente pelo Whatsapp do F3 Notícias: (16) 9 9231-0035.