Venancia Maria Lima Costa, de 59 anos, nascida em Timon, no Maranhão, carrega no sorriso largo e nos olhos cheios de luz a marca de quem venceu uma das batalhas mais difíceis da vida. Em 2023, após exames de rotina, ela foi diagnosticada com câncer de colo de útero e, logo após, descobriu um tumor no pulmão. Ele fez tratamento no Grupo Santa Casa de Franca.
Mas, sua força sempre foi gigante e desistir nunca foi uma opção: “como uma boa nordestina que sou, nunca perdi a fé e sempre encarei essa doença como qualquer outra, nunca me enfraqueci e nem pensei na morte”, afirma Venancia, com firmeza na voz e entusiasmo.
Ela, que sempre foi uma mulher ativa, antes da doença era mototaxista e atuava pelas ruas de Franca há mais de 23 anos. Relembra que a maior dificuldade foi perder essa autonomia, parar de trabalhar e ter que ficar dependente de outras pessoas.
“Nos momentos difíceis, meus filhos foram minha fortaleza, durante todo o meu tratamento, eles estavam do meu lado, cuidando de mim. Todos os quatro estiveram presentes. Me senti muito amada e amparada por eles”, conta a paciente emocionada.
Uma mulher forte, sinônimo de luta, que desde o primeiro momento do seu diagnóstico nunca pensou no pior. “O que mais me ajudou foi meu psicológico, com muita fé, eu sempre pensei no melhor. Além disso, os profissionais de todo o Grupo Santa Casa também me auxiliaram muito, recebi um tratamento muito humanizado e de qualidade aqui no Hospital do Câncer.”
Sempre que tem oportunidade de contar sua história, lá está ela, com um grande sorriso no rosto. “Acho importante para inspirar outras pessoas, outras mulheres a se cuidarem, se tratarem. muitas instituições também nos acolhem e nos ajudam como o Centro de Voluntários, o IANSA e o Instituto Luz de Lô, por isso é importante nos informarmos.” explica a paciente, que conquistou muitos amigos nos Hospital do Câncer e nas instituições citadas.
“Para o Grupo Santa de Franca, cada história como a de Venancia é motivo de orgulho e alegria, pois podemos fazer parte de momentos inspiradores como esse. Cada conquista de nossos pacientes é uma conquista celebrada por cada um de nossos profissionais. Toda vitória é vibrada por todos, todos os dias, pois juntos somos mais fortes e construímos uma saúde de excelência e qualidade!”, divulgou o grupo, por nota.