A 5ª edição da Alta Café, promovida pela Aeagro e pelo Sindicato Rural de Franca, começou nesta segunda-feira, 7, e segue até quinta-feira, 10, no Clube de Campo de Franca, das 8h às 17h. O Sebrae-SP participou da cerimônia de abertura e marca presença com um estande de expositores.
A entrada e estacionamento para o evento são gratuitos mediante credenciamento no local e entrada solidária opcional, com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Berçário Dona Nina.
A cerimônia de abertura foi realizada nesta segunda-feira. José Henrique Mendonça, presidente do Sindicato Rural de Franca e da 5ª edição da Alta Café, abriu os discursos destacando a força do coletivo.
“Não existe a possibilidade de fazer uma feira desse tamanho se não houver união. Juntos, trabalhamos para trazer propósitos e perspectivas a todos que virão nos visitar. É uma feira de negócios que traz opções e ferramentas para que o produtor melhore o dia a dia de sua propriedade”.
“A Alta Café traduz empreendedorismo e a possibilidade de realizar transformações. A iniciativa começou com o Dia de Campo, que foi crescendo até tornar-se uma feira importante”, destacou Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/SP.
Iroá Arantes, gerente regional do Sebrae-SP, em Franca, reforçou que a cadeia produtiva do café conta com um trabalho forte das entidades. “Para nós do Sebrae, é muito importante estarmos aqui, pois o café em si representa toda a Alta Mogiana. E para isso, temos um trabalho forte junto a todas as instituições”.
Iroá ainda detalhou o trabalho do ALI. “Outra coisa importante que o Sebrae também faz, e o café é um dos nossos clientes mais fortes, é o nosso programa do Agente Local de Inovação Rural. É um trabalho do Sebrae, onde designamos uma pessoa para acompanhar aquele produtor rural durante oito meses. Nesse período, ela realiza um diagnóstico, permitindo direcionar mais energia para a inovação e a gestão desse negócio, para que ao final desse processo, possamos ter um aumento de produtividade”, finalizou.
A cerimônia também contou com a presença de Felipe Talvani, prefeito de Restinga; Alexandre Ferreira, prefeito de Franca; Daniel Bassi, presidente da Câmara de Franca; Tatiane da Cunha Marques Brioli, gerente regional do Crea-SP; Andresa Fávaro, diretora de risco do Sicoob Credimogiana; e Marcelo Fontes, gerente de relações institucionais do Grupo EP.
Também estiveram presentes: Fernando Rached Jorge, presidente da Acif; Érica Aparecida Araújo, diretora da Fatec Franca; Sami El Jurdi, diretor da feira e da Sami Máquinas; José Geraldo da Silveira Mello, vice-presidente do conselho de administração da Coopercitrus; Wanderson Tosta, diretor de marketing da Jacto; João Dedemo, sócio proprietário da Dedeagro; Estanislau Steck, da superintendência de agricultura do Estado de São Paulo; e Alexandre Manzoni Grassi, coordenador do Cati/SAA-SP.
Na Feira
O estande do Sebrae-SP conta com a participação de expositores, entre eles: produtor de mel Eduardo Dantas Oliveira; Rafael Amorim, produtor de café especial Torra 75; Janaína Campioni, proprietária da Fazenda do Alho; Anderson Arcanjoleto – Agrofloresta – Sítio Santa Terra; produtor Jaider Alexandre Silva, gestor do Núcleo de Cafés Especiais da Alta Mogiana; Leandro Donizete da Silva, de empresa de segurança do trabalho com foco em agronegócio; e Débora Cunha, que atua com cozinha saudável, produção de lácteos e doces saudáveis.