A Emdef, Sindifranca e entidades que representam os trabalhadores nas fábricas estão adaptando, em ação conjunta, como será o retorno das atividades nas indústrias e o funcionamento do transporte público municipal. A retomada das atividades acontece nesta segunda-feira, depois da Páscoa. A empresa São José, concessionária do serviço, precisará manter o transporte com 50% da lotação para atender medida de combate à epidemia do novo coronavírus, evitando aglomeração de pessoas.
Quatro linhas em específico precisarão ser adaptadas para permitir que os trabalhadores consigam chegar a seus postos. As fábricas estão paralisadas desde o dia 20 de março para atender decreto municipal de estado de emergência devido à covid-19, que neste dia 8 de abril converteu-se em decreto de estado de calamidade. Chamadas Linhas do Trabalhador, esses percursos estão distribuídos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste.
Para garantir que haja quantidade suficiente de veículos para transportar as pessoas, respeitando o limite reduzido de número de passageiros, as indústrias que irão retornar ao funcionamento estão comunicando a Emdef, por meio dos sindicatos da indústria e dos trabalhadores. Nesta quinta-feira de manhã representantes dos dois lados reuniram-se com representantes do governo municipal para tentar alinhar a estratégia de funcionamento do transporte público.
“É importante que empresas e instituições formalizem seus pedidos, indicando números de pessoas que necessitam do transporte, horários de entrada ou saída, para que possamos nos organizar e buscar uma forma de atender essas solicitações”, explicou o encarregado do gerenciamento do transporte urbano no Terminal Ayrton Senna, Luciano Marangoni.
O número de fábricas que retornam ao funcionamento e a quantidade de trabalhadores que voltam ao posto não foi divulgado ainda porque esses dados estão sendo contabilizados. A Emdef continua recebendo informações de indústrias e trabalhadores até as 17h desta quinta-feira pelo telefone (16) 3720-5023 ou pelo e-mail [email protected]. Trabalhadores também podem comunicar solicitações à autarquia municipal pelos canais acima.
Posicionamento da Empresa São José
“A Empresa São José informa que a quantidade de passageiro transportado caiu 82,5% e, que mesmo assim, ainda mantém uma frota de mais de 30% de ônibus em operação. A concessionária está com custos muito elevados e receita muito baixa e, por isso, também aguarda ajuda financeira da Prefeitura de Franca para honrar os compromissos com seus funcionários e fornecedores. A São José sugere nesses tempos difíceis que o comércio, indústria e os prestadores de serviços façam escalas de entrada para os funcionários de forma a achatar a curva do horário de pico. Se cada um fizer a sua parte com responsabilidade, juntos venceremos o coronavírus”, posicionou-se a empresa.
As Linhas do Trabalhador que serão retomadas tem os seguintes locais de partida e saída e horários:
REGIÃO SUL
REFERÊNCIA TONIN SUPERATACADO
Saída às 16:40h do Distrito Industrial para Tonin Superatacado
REGIÃO NORTE
REFERÊNCIA PRAÇA DOS PINHAIS Praça dos Pinhais
Saída às 16:45h do Distrito Industrial para Praça dos Pinhais
REGIÃO LESTE
REFERÊNCIA PRAÇA AVENIDA PRESIDENTE VARGAS, ESQUINA COM RUA MINAS GERAIS
Saída às 16:45h do Distrito Industrial para Praça Rua São Paulo