Orações, palmas e balões serviram para festejar a saída de uma mulher de 71 anos que ficou internada no Hospital São Joaquim, da Unimed Franca. Ela testou positivo para o novo coronavírus e chegou a respirar com ajuda de aparelhos. Ela foi a segunda pessoa em Franca, oficialmente, a ser diagnosticada com a doença. O resultado positivo foi divulgado em 31 de março.
“Paciente mulher de 71 anos, testou POSITIVO para o novo coronavírus em 31 de março de 2020, recebeu ALTA na manhã de 15 de abril, curada da Covid-19, com estado de saúde normal, apresentando apenas fraqueza – quadro comum e esperado. Nos próximos dois dias será atendida no Centro de Triagem Covid-19 para acompanhamento e, se necessário, esse acompanhamento continuará através do PS Online”, informou nota da Unimed Franca.
A melhora dela começou há cerca de quatro dias, depois que ela passou a respirar sem ajuda de aparelhos, apesar de ter sido mantida em ala de atendimento especializado. A idosa foi internada no dia 29 de março e a constatação para o novo coronavírus aconteceu dois dias depois. Oficialmente, ela era a única paciente de caso confirmado em Franca que estava internada e seu estado inspirava mais cuidado.
A paciente é considerada obesa, é diabética e hipertensa e permaneceu 7 dias em ventilação pulmonar mecânica. Por conta do seu quadro, a recuperação dela foi considerada uma grande luta vencida contra o novo coronavírus.
O primeiro paciente a testar positivo para covid-19 em Franca é um jovem que não mora na cidade. Ele realizou o teste aqui, mas seu estado de saúde está bom e não precisou ser internado. O período de quarentena de 14 dias terminou no dia 11 de abril e o Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus de Franca não divulgou que ele sofreu recaída.
No último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica (14/04), Franca estava com 7 casos e um óbito, que foi considerado caso “importado” porque o paciente morava em São Tomás de Aquino, mas buscou atendimento no Hospital do Coração de Franca. O fisioterapeuta Wesley Leite Soares de Oliveira, 34, era servidor público municipal na cidade mineira e tinha familiares em Franca. Ele tinha pré diabetes, obesidade e cardiopatia prévia e foi internado em Franca no dia 9 de abril.
Veja vídeo emocionante da saída da idosa do Hospital São Joaquim:
Quem se recuperou de coronavírus na região pode virar ‘arma’ contra a doença
Para enfrentar possível pico de novo coronavírus, Franca tem 78 leitos de UTIs