O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) apontou que Franca teve o maior nível de isolamento social desde 20 de março, quando começou a quarentena na cidade. O nível medido neste domingo (19) foi de 61%. No dia 10 de abril, Sexta-feira Santa, o nível identificado tinha sido de 60%. Conforme o Comitê Estadual de Enfrentamento do Novo Coronavírus, o recomendado é 70%.
Desde que houve liberação para a volta do funcionamento das indústrias, em 13 de abril, o nível de isolamento social em Franca variou entre 59% e 44%. Ao longo da última semana, essa medição ficou na faixa dos 45%.
“A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras”, informou nota oficial do governo estadual.
Esses dados são monitorados em 104 cidades com mais de 70 mil habitantes e as informações são atualizadas diariamente. “O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus”, aponta o governo.
Em Franca, ainda nesta semana, há uma discussão para tentar conseguir uma exceção que permita a abertura do comércio seguindo uma série de normas de segurança epidemiológica. Na semana passada, o governador João Dória estendeu o decreto de quarentena de 22 de abril para 10 de maio. O município tem 10 casos divulgados oficialmente de Covid-19 e registrou uma morte até agora. Esses números são bem menores que de outras cidades, por exemplo, os de Ribeirão Preto, onde há 207 casos confirmados e outros 555 foram descartados. Sobre óbitos, o município a 100 km registrou cinco vítimas.
O nível de isolamento em Ribeirão Preto é menor na comparação com Franca. No domingo agora, o índice foi de 55%. O máximo atingido na cidade chegou a 56%, nos dias 29 de março e 5 de abril.
Curta nossa página no Facebook e no Instagram!