A Prefeitura de Rifaina ainda tenta evitar a concentração de turistas no município por conta da pandemia do novo coronavírus, porém com os dois feriados prolongados a aglomeração de pessoas ainda persistiu. Desde o começo de abril o governo municipal tem feito campanhas em suas redes sociais alertando sobre a necessidade de evitar o turismo nesse período de contágio da doença. O município já registrou um caso positivo para Covid-19.
Para tentar conter esse fluxo, a Prefeitura tem contado com auxílio da Polícia Militar, Guarda Civil, Guarda-Vidas e seguranças contratados. A entrada da cidade está sendo monitorada e há medição de temperatura de quem acessa a cidade pelo trevo principal.
“As Secretaria Municipais de Saúde e Segurança intensificaram as ações de monitoramento de entrada de pessoas pelo trevo principal da cidade onde foi realizado um intenso controle de entrada, não impedindo ninguém em seu direito de ‘ir e vir’, mas aferindo as temperaturas corporais das pessoas com o uso de aparelho adquirido pelo Secretaria de Saúde, com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), e Polícia Militar do Estado de SP”, esclareceu o governo municipal, por meio de nota.
Uma das principais orientações às pessoas que querem frequentar a cidade que o faça usando veículos com apenas uma pessoa, evitando assim aglomerações públicas.
A prainha está interditada, bem como o acesso à rampa municipal, areia, piers, academias ao ar livre e os passeios turísticos foram suspensos. As marinas também estavam proibidas de abrirem desde 19 de março, mas foram autorizadas para funcionar em 13 de abril apenas para que barcos possam ser guardados.
Os turistas na cidade são provenientes de Franca e outras cidades da região. “Os turistas estão vendo Rifaina como uma alternativa para a distração e lazer num momento em que todos deveriam permanecer em suas casas para a diminuição dos riscos de transmissão do vírus da Covid-19″, reconheceu Alcides Diniz dos Santos, o Cidinho, chefe de gabinete da Prefeitura.
Os visitantes no município de 3.629 habitantes, conforme estimativa do IBGE, acabam aumento o risco de contaminação aos locais. Em geral, esses turistas acabam concentrando-se em ranchos particulares, onde a atuação da Prefeitura fica restrita, que decretou o fechamento de bares e outros estabelecimentos.
“A cidade acaba exposta a um risco indevido de registrar eventuais casos da doença neste período em que o isolamento social é a melhor alternativa para se diminuir os riscos de transmitir a doença”, apontou Cidinho, que também é o coordenador do Grupo de Trabalho da Prefeitura contra o Coronavírus.
*Como a quarentena está atingindo sua rotina? Desemprego, problemas sociais, está lidando bem? Mande seu comentário, faça uma sugestão ou envie uma foto que representa esse período para você no Whatsapp do F3 Notícias, clique aqui.
Curta nossa página no Facebook e no Instagram!
Município perto de Franca reabre comércio e empresários terão de assinar termo de compromisso
Cuidado com divulgação de suposto auxílio gás para pessoas que perderam o trabalho