A licitação para alterar a rotatória da Avenida Champagnat foi lançada e a previsão de conclusão da obra é para quatro meses. Como o processo licitatório dura em média 3 meses, a conclusão da intervenção pode acontecer até dezembro. No local, a rotatória irá sair para dar lugar a um novo sistema viário no cruzamento das avenidas Champagnat com a Ismael Alonso y Alonso.
A previsão de gastos está em torno de R$ 2,8 milhões. A licitação é para escolher a empresa que ofertará o menor valor para realizar a obra de engenharia.
O prefeito Gilson de Souza e a secretária de Planejamento Urbano Adailma Helena Ferreira, além de alguns auxiliares detalharam a obra em evento realizado na tarde desta quinta-feira.
“Trata-se de um projeto concebido com cuidado, precedido de estudos técnicos e análise de tráfego nos vários sentidos e horários variados, balizado também com as condições orçamentárias do município, ou seja, resolver um problema que se alongava por décadas investindo menos, mesmo que estes recursos sejam extra orçamentários, vindos de repasses do Pré-Sal”, informou nota oficial da Prefeitura.
As visitas técnicas de empresas interessadas poderão ser feitas até 8 de maio. No dia 11 de maio serão abertas as propostas.
“Será um cruzamento em nível, onde uma ponte surgirá no centro da rotatória existente, mantendo a vazão no canal sem alterações, permitindo a ligação direta das duas pistas da Av. Champagnat, com 4 alças laterais com arborização cuidadosamente projetadas com ilhas verdes. Na Av. Alonso y Alonso, pouco acima, uma segunda ponte será construída, cuja finalidade será dar vazão ao tráfego de quem faz o sentido Av. Champagnat (bairro -centro) e tenham como destino adentrar a Avenida marginal com direção aos Jardins Consolação, Av. Hélio Palermo, Jardim Francano e adjacências. Uma das pontes já existentes na parte de baixo terá a mesma finalidade para quem faz o sentido oposto pela Av. Champagnat e deseja seguir no sentido bairro São José, Lanchão, e viaduto Dona Quita”, detalhou o governo municipal.
Ainda será instalado jogos de semáforos inteligentes, com temporizadores digitais, faixa de pedestres e áreas exclusivas.
A previsão é que o congestionamento formado na região em diferentes horários seja minimizado e ainda o local permita o trânsito de pedestres com segurança. Hoje não há espaço dedicado para as pessoas atravessarem a rotatória ou passarem de um lado para outro da avenida.
*Matéria atualizada às 18h36 para correção do prazo de entrega da obra.