A Prefeitura de Franca confirmou investimento de R$ 106 mil para ampliar o serviço de castração de animais, principalmente de cães. O objetivo do trabalho é conseguir melhorar o controle de natalidade de bichos abandonados e diminuir a quantidade deles na rua.
“As solicitações podem ser feitas diretamente no Canil Municipal, instalado na Rua José Gianesella, bairro City Petrópolis, onde a pessoa interessada deve primeiro preencher um cadastro, contendo os informes pessoais e do animal. Esse material passa por uma avaliação e a pessoa é avisada a retirar e agendar a cirurgia na clínica conveniada com o município”, detalhou nota oficial da Prefeitura.
O governo municipal mantém também ativo um programa de doações de cães e gatos através do Canil Municipal. Os bichos que são resgatados da rua passam por tratamento, são castrados e, assim, encaminhados para adoção. Há cães dóceis e mais ariscos, de diferentes raças e portes. “Esses recursos recém-aprovados serão aplicados no incremento dessas demandas, aliado também ao trabalho de conscientização sobre posse responsável”, explicou o governo municipal.
Para quem quiser ter informações sobre adoções ou detalhes para castração de animal, pode ligar no Canil Municipal no telefone (16) 3703-9389.
Orientações fornecidas no ato de adoção responsável:
Usar coleira e guia
- Durante o passeio, utilize sempre coleira e guia. É segurança para o animal e para as pessoas. Se o animal for bravo, utilize também a focinheira e evite agressões.
Recolhimento de fezes
- Todo proprietário, deve recolher as fezes de seu animal nas ruas, calçadas e parques. É uma atitude de cidadania e obrigatório por lei.
Abrigo
- O cão deve ter abrigo confortável, protegido do sol, da chuva e do vento. Já os gatos preferem dormir em locais altos e aconchegantes.
Vacinação e vermifugação
- Os filhotes devem ser vacinados com 2, 3 e 4 meses de idade e, os adultos, anualmente, com vacina contra a raiva e doenças próprias da espécie.
Alimentação
- Fornecer rações apropriadas de acordo com a espécie e a idade do animal. Os adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia e os filhotes de 4 a 6 vezes ao dia. Mantenha sempre a água limpa e fresca à disposição.
IMPORTANTE:
- Recolher os restos de ração do comedouro de seu animal, evitando assim a proliferação de ratos, baratas e formigas.
*Se você enfrenta problemas para receber algum auxílio, quer enviar uma foto para publicação, tem sugestão de matéria, quer fazer uma homenagem a alguém, está procurando trabalho, manda para gente pelo Whatsapp no (16) 9 9231-0055.