A Prefeitura de Guaíra autorizou que haja bloqueio sanitário no município, que fica a 100 km de Franca, caso a Secretaria Municipal de Saúde entender que é necessária a medida para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. A regulamentação foi publicada no Diário Oficial de Guaíra no dia 3 de junho. Todas as entradas da cidade podem ser monitoradas por guardas municipais e agentes de saúde para averiguar temperatura de pessoas que queiram entrar na cidade.
Conforme o decreto, está “autorizado bloqueio das entradas da cidade para realização de verificação de saúde, para prevenção e combate ao Coronavírus. A norma vem no sentido de regulamentar uma possível situação para que as autoridades médicas e de segurança pública, ‘se necessário’, possam fazer abordagem das pessoas que entram nas cidade, com vistas exclusivamente de enfrentamento a disseminação da Covid-19. Uma medida sanitária”, informou nota oficial da Prefeitura local.
A Secretaria de Saúde poderá determinar os bloqueios caso haja avanço da doença na cidade ou na região. Para Guaíra, Barretos e Franca são duas cidades utilizadas como referência para alguns serviços e atendimentos. Porém, Guaíra pertence à região administrativa de Barretos.
“Fica a Secretaria Municipal de Saúde, seus órgãos e o Grupo de Monitoramento, Prevenção e Combate à COVID-19, autorizados, ‘sempre que entenderem necessário’, a realização de bloqueio nas entradas de acesso ao perímetro urbano do Município de Guaíra, para verificação de saúde, com intuito de prevenção e combate ao Coronavírus”, informou o governo municipal.
Apoio da Polícia Militar pode ser solicitado caso a Guarda Municipal precise de apoio para os bloqueios que possivelmente forem montados.
Em Franca, as autoridades de saúde informaram nesta quinta-feira que não entendem que haverá necessidade de bloqueios nas entradas da cidade.
Um município na região já realizou bloqueio sanitário. Rifaina passou a monitorar a temperatura de pessoas que passavam pela entrada principal da cidade, com apoio da Polícia Militar.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.
Saiba mais em:
Ponto turístico, Rifaina ainda tenta evitar aglomeração e está monitorando temperatura de visitantes
Na região, 8 municípios avaliam práticas para garantir economia do turismo após pandemia