As contraprovas para exames de Covid-19 no Lar São Vicente de Paulo, que fica no Centro de Franca, deram negativo para dois idosos que vivem no local. Em exame rápido realizado na quarta-feira passada (24), houve indicação de contaminação em duas pessoas. Elas não apresentavam sintomas e passam bem, mas por conta da suspeita levantada pelo teste rápido foram isoladas. Neste final de semana retornaram para a área comum após a contraprova dar negativo.
Há também a suspeita sobre cinco funcionários, mas todos passam bem e a contraprova está sendo providenciada para eles.
Desde o começo da pandemia, em março, a equipe do Lar São Vicente de Paulo tem adotado algumas medidas preventivas. Todos os funcionários têm a temperatura aferida antes do começo do expediente e ao saírem do trabalho. Os idosos também passam por avaliação de temperatura entre uma e duas vezes ao dia. No lar moram atualmente 43 pessoas.
“Todos os dias, a temperatura dos funcionários é medida quando eles entram e quando eles saem. Os idosos estão sendo acompanhados, com medição de temperatura ao menos uma vez por dia. Temos como meta dar dignidade de vida a todos. E graças a Deus não tivemos ninguém com sintomas”, explicou João Elisabeth de Resende, presidente do Lar São Vicente de Paulo.
Após os testes rápidos apontarem a suspeita da doença, o Lar prevê fazer a testagem nas próximas semanas do tipo RT-PCR, que é a que apresenta resultado mais seguro, em todos os moradores.
No São Vicente de Paulo, todos os idosos têm atividades diárias para ajudar no trabalho de saúde mental também, além do acompanhamento médico, quando é necessário.
A Prefeitura de Franca passou a realizar testagem rápida para Covid-19 em todos os lares de idosos e também em detentos e detentas da cidade, bem como em funcionários desses locais.
No Lar de Ofélia, gerido pela Fundação Espírita Judas Iscariotes, houve teste de contraprova positivo em dois moradores. Eles estão bem de saúde e assintomáticos. Por isso, foram colocados em isolamento domiciliar e recebem acompanhamento psicológico.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.