O governo do Estado de São Paulo concentrou nas Santas Casas de Franca, de São Joaquim da Barra e de Ituverava o atendimento especializado para casos graves de pacientes com Covid-19. Nessas três unidades há 100 leitos SUS destinados a pessoas com o novo coronavírus, sendo que destes há 32 UTIs na região, incluindo cinco para uso pediátrico.
“Conforme fluxo estabelecido pelo Ministério da Saúde, a indicação é que os pacientes procurem serviços da atenção primária, como as UBSs, pois são a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os casos mais graves, que requerem internação, podem ser encaminhados para hospitais de referência na região, como as Santas Casas de Ituverava, São Joaquim da Barra e Franca”, informou nota oficial da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A taxa de ocupação de leitos Covid na região da DRS VIII está em 20,6% na enfermaria e 75,2% na UTI. A relação de leitos de UTI Covid por 100 mil habitantes é de 5,4, a mais baixa de todo o Estado. Essa estatística é menor do que a regional de Ribeirão Preto, por exemplo, que tem relação de 15,1. “Vale lembrar que essas taxas variam no decorrer do dia, em virtude de fatores como altas ou óbitos, por exemplo”, pondera a SES.
Na tentativa de ampliação de leitos para a regional de Franca, desde quando começou a pandemia no Estado, a SES enviou para a DRS VIII 25 respiradores. Foram 10 encaminhados para a Santa Casa de Franca, outros cinco para a Santa Casa de São Joaquim da Barra e mais 10 para a Prefeitura de Franca.
A ativação dos leitos com respiradores já foi feita nos equipamentos encaminhados diretamente para o governo municipal francano. Eles foram instalados no Pronto Socorro Álvaro Azzuz, que é a unidade de referência para atender pacientes com suspeita de Covid-19 e servem para auxiliar na estabilização de quem procura atendimento ambulatorial. Os respiradores enviados às Santas Casas de Franca e São Joaquim da Barra ainda precisam ser ligados.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.