O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, divulgou vídeo na noite deste domingo (5) afirmando que tratará nesta segunda (6) sobre ampliação de leitos de UTI em Franca. Ele e o prefeito Gilson de Souza trataram sobre o assunto neste domingo.
A capacidade de leitos de UTI Covid chegou a estado vermelho de alerta na sexta-feira (3) e o Grupo Santa Casa de Franca divulgou comunicado no sábado (4) que tinha chegado ao limite de atendimento nos leitos de UTI. O complexo hospitalar é referência na cidade para atender pacientes com Covid-19 ou com suspeita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Tratei com o prefeito Gilson de Souza encaminhamento aqui no Estado para abertura de novos leitos. Amanhã (segunda) cedo vamos tratar na Secretaria de Saúde esss importante avanço na cidade para que dê segurança e capacidade hospitalar frente à pandemia do novo coronavírus”, afirmou Marco Vinholi.
Na Santa Casa há 17 leitos de UTI adulto e outros cinco de UTI pediátrica. A direção do grupo hospitalar ponderou que faltam recursos públicos para manter os serviços.
O governo estadual enviou equipamentos para que Franca abrisse mais sete leitos de UTI, mas desde o mês passado esses equipamentos estão desligados. Eles seriam instalados na Santa Casa de Franca.
“A habilitação de leitos de UTI é responsabilidade do Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado da Saúde solicitou ao órgão a habilitação dos leitos de UTI para a Santa Casa de Franca e tem cobrado o governo federal para agilidade na habilitação destes e outros leitos no SUS em SP. A documentação das unidades hospitalares citadas pela reportagem foi encaminhada ao Ministério”, sustentou a Secretaria de Estado de Saúde, em nota oficial.
Vídeo do secretário Marco Vinholi