No município de Franca, em torno de três atropelamentos foram registrados por mês entre janeiro e junho deste ano. A constatação é possível a partir de dados do sistema Infosiga, do governo do Estado de São Paulo, e que por enquanto permite a pesquisa ser feita somente no primeiro semestre. Na comparação com o mesmo período, em 2019, a média era de sete atropelamentos.
O Infosiga apontou que houve 23 atropelamentos no primeiro semestre de 2020, contra 44 registrados em 2019, no mesmo período.
A quarentena na cidade influenciou nessa estatística de acidente de trânsito. Desde março há recomendação para reduzir a circulação de pessoas e de carros na cidade.
Apesar do número diminuir, esse tipo de acidente gerou uma nova preocupação depois que Zenaide Querino Tasso, de 85 anos, foi atropelada na Avenida Presidente Vargas, próximo a Prefeitura de Franca, mesmo atravessando a via pela faixa de pedestre. O acidente foi nesta terça-feira (11), por volta das 14h, e ela sofreu traumatismo craniano.
No atropelamento, ela foi carregada pelo veículo por mais de dois metros e arremessada contra o asfalto da via. Zenaide terminava de atravessar a avenida, mas o semáforo abriu e todos os veículos avançar. Ela foi atingida por um Citröen C3 branco, que estava na faixa da esquerda, já perto da calçada.
Depois de ter sido socorrida para a Santa Casa de Franca e na noite de terça-feira foi transferida para o Hospital São Francisco (Regional) para prosseguir com o tratamento nos traumas sofridos pelo corpo.
O condutor do veículo vai responder por lesão corporal em acidente de trânsito. A Polícia Civil registrou a ocorrência e apura se ele estava ao celular ou foi outro tipo de distração que o fez não parar o veículo para evitar o atropelamento.
Os casos de lesão corporal culposa (sem intenção) no trânsito em Franca, o que engloba todo tipo de acidente, chegou a 338 casos entre janeiro e junho de 2020, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Atropelamento de Zenaide Querino foi gravado por câmera de segurança:
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.