Ainda para completar um mês de seu lançamento, a plataforma digital Vitrine Virtual, criada pela Prefeitura de Franca, está com 57 empresas cadastradas em sua base de dados e os acessos somam mais de 3,5 mil pessoas visualizando os produtos cadastrados. O sistema foi criado pelo governo municipal e lançado no dia 20 de julho com a meta de abrir um espaço virtual gratuito para as empresas da cidade comercializarem diferentes mercadorias.
Na corrida para digitalizar os negócios, empresas podem investir mais de R$ 2,5 mil para montar um sistema com plataforma de dados para poder apresentar e comercializar os seus produtos. O projeto público funciona como se fosse um site que o empreendedor pode utilizar para cadastrar tudo o que ele tem disponível e usar o link para disparar em listas de contatos e redes sociais. Ali ainda é possível especificar formas de contato para o cliente.
O Departamento de TI da Prefeitura agora trabalha para acrescentar mais duas etapas ao sistema. A primeira que está em desenvolvimento é o catálogo centralizado. “Vamos desenvolver um catálogo centralizando todas as lojas cadastradas, permitindo ainda que as pessoas que visitarem o Vitrine Virtual possam filtrar por categorias de produtos, categorias de lojas e por nome fantasia”, explicou Everson José de Freitas Pereira, analista de sistemas chefe na Secretaria de Assuntos Estratégicos.
Uma outra etapa é permitir que o Vitrine Virtual seja transformado em um marketplace, o que significa que será possível realizar transações comerciais pela própria plataforma, sem a necessidade do dono do negócio fornecer atendimento via Whatsapp ou ter um site próprio para intermediar a compra.
“A segunda etapa do projeto será transformá-lo em um marketplace, possibilitando ao lojista não só divulgar produtos, mas também vendê-los, adicionando ainda ferramentas de gestão de estoque e fluxo de caixa. Em todas as etapas o anúncio será gratuito para as empresas de Franca”, detalhou o analista de sistemas.
Entre os tipos de produtos cadastrados no Vitrine Virtual, a maioria dos empresários estão no ramo de roupas e vestuários.
Além da plataforma gratuita em Franca, existem outras opções na cidade, mas que geram custo de manutenção para o empreendedor. Um desses sistemas é mantido pela Associação Comercial e Industrial de Franca (ACIF). A plataforma é semelhante à fornecida pela Prefeitura, mas para fazer parte é preciso fazer parte da entidade. A entidade não detalhou o custo para o empresário dessa plataforma. No Vitrine Acif Franca, atualmente há em torno de 130 empresas expondo seus produtos, algo em torno de 4% do total dos associados.
O Franca Shopping é outro empreendimento que disponibilizou uma plataforma virtual, mas só para as lojas que estão em suas dependências.
“O comércio eletrônico cresceu 9,23% e chegou a 600 mil lojas eletrônicas em 2017, segundo pesquisa sobre o setor. Se você já possui um negócio e quer apostar na venda pela internet, deve planejar a sua entrada e permanência no mercado digital. Sem planejamento, você pode acabar comprometendo o seu negócio. Aposte em um site responsivo para que seu conteúdo também possa ser acessado em smartphones. Invista nas redes sociais para trazer mais clientes para a sua loja e desenvolva estratégias de divulgação conforme as suas necessidades. Disponibilize uma ferramenta para facilitar a experiência do seu cliente pelo celular”, orientou o Sebrae, por meio de nota oficial.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.