Boletim da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca apontou que a cidade chegou a 4.004 casos positivos de novo coronavírus. Os dados são referentes ao período de 20 de março a 3 de setembro. Apesar de o acumulado superar em 1% a população da cidade, os testes positivos diários sofreram certa redução 28 de agosto. Pacientes diagnosticados com a doença não passaram de 85 casos desde então. Entre os casos ativos, ou seja, de pessoas que estão doentes atualmente há 3.093.
Os pacientes que morreram após complicação da covid-19 somam 84 pessoas, mesmo número registrado na quarta-feira (2). Entre os recuperados, a cidade chegou a 827 casos. Outros 4.952 testaram negativo.
Enquanto isso, há uma fila de 949 pessoas que aguardam o resultado para a doença. A Prefeitura de Franca passou a intensificar a testagem de profissionais que atuam diretamente em contato com outras pessoas e há a previsão de haver mais de 11 mil testagem até outubro deste ano.
Sobre leitos de UTI, a Prefeitura de Igarapava confirmou que passou a operar 10 novos leitos no Sistema Único de Saúde desde o começo desta semana. A estrutura contribui para aumentar a capacidade do Departamento Regional de Saúde VIII para atender pessoas em estado grave que foram diagnosticadas com o novo coronavírus.
Ter esse incremento de leitos também permite que o DRS VIII, que inclui Franca e outros 21 municípios, mantenham-se na fase laranja (fase 2) do Plano São Paulo. Isso garante que comércios e shoppings possam permanecer abertos e recebendo clientes. Se a região mantiver-se por mais uma semana na fase laranja, em nova a avaliação do governo do Estado as cidades podem avançar para a fase amarela, que vai garantir que academias sejam abertas.
Nesta semana, a Santa Casa de Franca também anunciou que passou a operar com 10 novos leitos de UTI para atender a região do DRS VIII. Para o funcionamento destes outros leitos, a Prefeitura de Franca paga o valor de R$ 1,440 milhão. O convênio tem validade de três meses. Só pelo Grupo Santa Casa há 37 leitos de UTI Covid, além de cinco leitos de UTI Infantil em funcionamento. O atendimento para pacientes com novo coronavírus via SUS ocorre no Hospital do Coração, que faz parte do Grupo Santa Casa.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.