Franca tem uma fatia de fábricas que vão de micro a grandes que produzem equipamentos de proteção individual no setor de calçados. Nesse segmento, para os produtos entrarem no mercado é preciso certificação da Secretaria de Trabalho, porém nem sempre essa parte burocrática é encarada com facilidade pelos empresários. Por conta de uma demanda reprimida que pode atrapalhar na produção dessas indústrias, o IPT de Franca vai promover em parceria com outros órgãos um primeiro webinar sobre boas práticas para a certificação do calçado profissional.
Haverá palestras com Carolina Silva, auditora fiscal do trabalho do Ministério da Economia; Pedro Kovatch, pesquisador assistente do IPT; Christianne Rocha, auditora fiscal do trabalho do Ministério da Economia; Felipe Cintra, pesquisador assistente do IPT; e Fernando de Lima, chefe do laboratório de têxteis e equipamentos de proteção do IPT. O curso acontecerá de forma online, no dia 17 de novembro, das 14h às 15h.
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de Franca, que tem o Laboratório de Calçados e Produtos de Proteção, encabeçou a iniciativa para tentar auxiliar em solicitações comuns de empresários da cidade.
No Laboratório de Calçados e Produtos de Proteção, há os testes para garantirem a certificação dos produtos. O que não ocorre no instituto é o apoio técnico para encaminhado de documentação. Esse procedimento é de responsabilidade das empresas. Para comercializar um EPI é necessário o certificado de aprovação junto à Secretaria de Trabalho. Existem várias etapas que o fabricante precisa seguir, incluindo documentação e ensaios no laboratório.
“Uma das maiores dificuldades que notamos é que o empresário pede ajuda para fazer a parte burocrática, mas ela cabe apenas para a empresa realizar. A entrada da documentação precisa ser feita pela empresa, mas as micro, pequenas e algumas médias têm certa dificuldade (nesse quesito)”, explicou o supervisor do Laboratório de Calçados e Produtos de Proteção (LCPP IPT de Franca), Jorge Luis Dias dos Santos.
O curso será transmitido pelo canal do IPT no Youtube e é preciso realizar inscrição prévia a partir do link, ou na tela abaixo:
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.