O Grupo Santa Casa confirmou na tarde desta segunda-feira (3) que todos os 10 leitos contratados pela Prefeitura para atender pacientes em estado grave diagnosticados com Covid-19 já estão prontos. A informação foi divulgada um dia antes de haver a visita de representante do governo do Estado à cidade para verificar a situação da Regional de Saúde VIII com relação à pandemia do novo coronavírus.
A implantação desses 10 leitos foi feita por meio de contrato entre a Prefeitura e a Santa Casa no valor de R$ 1,440 milhão. A contratação tem validade de três meses. A unidade hospitalar havia disponibilizado três leitos de UTI na sexta-feira retrasada. Depois, houve um desencontro entre o governo municipal e o Grupo Santa Casa sobrte
Reafirmando o compromisso com a população de Franca e região, na tarde do dia 3 de agosto, segunda-feira, o presidente do Grupo Santa Casa de Franca, Tony Graciano, anunciou a disponibilização de mais 5 leitos de UTI Adulto COVID, completando os 10 leitos do convênio com a Prefeitura Municipal de Franca.
Ainda, frente ao crescimento do número de casos de pessoas infectadas, o presidente Graciano apresentou em um vídeo postado nas redes sociais da instituição, neste mesmo dia, um documento que foi encaminhado ao Governo do Estado de São Paulo, no qual consta proposta para conversão de leitos de enfermaria COVID em 10 novos leitos de UTI COVID.
Os gestores do Grupo Santa Casa de Franca, desde antes da pandemia – e com recursos próprios – tem se mobilizado criando leitos de UTI COVID para socorrer e tratar os pacientes de Franca e região, sendo que tem contado agora com a parceria das esferas públicas – e continua com o mesmo comprometimento com a saúde da população.
Destacando, que para avançar nos futuros 10 novos leitos é importante que o Governo do Estado despache os respiradores, seus acessórios, bem como os recursos para custeio.