O município de Franca chegou neste domingo a 43 casos positivos de novo coronavírus. A situação epidemiológica na cidade sofreu uma variação de alta de casos a partir da última segunda-feira. Até o domingo passado eram 13 registros.
Esse aumento aconteceu uma semana antes da data prevista para haver a abertura do comércio, prevista para 11 de maio. Essa data foi estipulada, mas pode ser alterada dependendo da avaliação do governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Franca.
Desde a semana passada acontece reuniões entre as autoridades públicas para avaliar a situação de contágio da Covid-19 no município.
Em nota oficial, a Prefeitura reconhece que o aumento foi exponencial, mas ainda não se pronunciou sobre a possível extensão do decreto que prevê o fechamento do comércio.
“Neste domingo, 3 de maio, a Prefeitura de Franca confirma o registro de mais um caso positivo do novo Coronavírus, elevando para 43. No quadro de situações de pacientes suspeitos, também houve crescimento com dois registros, passando para 43. Os casos negativos continuam em 109 registros. Comparativamente aos números do Boletim de domingo último, dia 26, a Vigilância Epidemiológica contabiliza um crescimento acentuado de casos positivos. Mais que triplicou o número, saltando de 13 para 43 registros. Os casos suspeitos também saíram de 18 para 43. A cidade segue com dois óbitos e 8 pacientes recuperados”, detalhou nota oficial.
“Estamos juntos nesta que é a pior crise de saúde, econômica e social do País. Em São Paulo, não tomamos decisões de ordem política ou personalista. Tomamos decisões sempre amparadas na ciência e na Medicina e é por isso que conseguimos o achatamento da curva. Estamos conseguindo salvar vidas aqui em São Paulo com a ajuda de vocês [prefeitos] e faço um agradecimento pelo apoio, consciência e atitude de todos nas suas cidades e regiões”, disse o governador João Doria na teleconferência realizada na última semana, a qual o prefeito Gilson de Souza participou.
O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, explicou naquela reunião era as cidades precisavam aumentar o nível de isolamento. “Realizamos uma reunião de pactuação entre Estado e municípios. Pedimos empenho a todos os prefeitos para que possamos seguir melhorando as taxas de isolamento social até o dia 10. Na sequência, haverá um tratamento heterogêneo, deixando muito claro para os prefeitos que é a ciência que vai definir de que forma vai se dar esse retorno gradual”, destacou o secretário.
Boletim deste domingo
Leia mais sobre o tema em
Governo do Estado está alinhando com Prefeitura se haverá abertura gradual do comércio
Veja número de Whatsapp oficial para tirar dúvidas sobre Covid-19 e reforce uso de máscaras