Abril será um mês de céu movimentado. Teremos duas missões tripuladas à Estação Espacial Internacional , inúmeros lançamentos de satélites, o início da construção da estação espacial chinesa e vários eventos naturais, como a conjunção de três planetas com a Lua, uma superlua e uma chuva de meteoros.
Já na próxima semana, você poderá ver vários desses eventos. No dia 6 de abril, por exemplo, a Lua entra em conjunção com Saturno. O par vai estar visível na madrugada, a partir das 1:48 no horário de Brasília. Mas a melhor hora para ver o fenômeno será quando os astros estiverem altos no céu, por volta das 5 horas.
No dia seguinte, 7 de abril, vai ter a conjunção entre a Lua e Júpiter. O par surgirá no horizonte ao leste por volta das 2h38, mas novamente o melhor horário para observá-los será às 5 horas.
Também no dia 7 de abril teremos o lançamento da missão Starlink 23. Um foguete Falcon 9 levará 60 satélites para a constelação Starlink.
Ainda na mesma semana, no dia 9 de abril, um foguete russo Soyuz vai lançar a espaçonave Soyuz MS-18 rumo à Estação Espacial Internacional. A bordo vão estar os cosmonautas russos Oleg Novitsky e Pyotr Dubrov e o astronauta norte-americano Mark Vande Hei.
Para acompanhar os fenômenos é importante você ter uma bússola e um instrumento ótico como um telescópio ou até um bom binóculo… Um app de astronomia no celular também pode ajudar bastante na hora de se localizar.
Quer saber quais são os outros eventos que acontecerão neste mês? Confira o calendário astronômico completo.
*Matéria Olhar Digital, com F3 Notícias
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.