Ícone do site F3 Notícias

Acidente perto do Franca Shopping causa lentidão no trânsito e PM precisa controlar bate-boca no local

Quem está no trânsito de Franca e vai passar pela avenida Rio Amazonas, no sentido Centro-Shopping, pode encontrar lentidão devido a acidente registrado na manhã deste dia 6/3.

A colisão lateral de dois carros aconteceu por volta das 9h. Ainda está sendo averiguada a causa, mas em uma possível troca de faixas, um condutor atingiu o veículo do outro. Houve bate-boca no local e a Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência.

A Polícia Civil também deve registrar ocorrência para acionamento de seguro. Conforme informações preliminares, não houve lesões entre os condutores, mas há prejuízo financeiro com danos para os dois veículos envolvidas.

Por dia, em Franca, ocorrem seis acidentes de trânsito sem vítima falta. Essa média é referente a 2024, que foi a maior média nos últimos cinco anos. Em 2019, a cidade registrava cerca de 4 acidentes de trânsito diários. Esse número chegou a cair entre 2020 e 2022, mas cresceu 50%. Os dados são do Infosiga.

Um acidente de trânsito causa prejuízos financeiros para os donos de veículos, mobilização de estrutura pública como Bombeiros, SAMU, Polícia, interdição de rua, demanda em pronto-socorro, UPA e hospitais particulares, além de levar pessoas a perderem dias de trabalho.

A maioria dos acidentes acontecem quarta à tarde, em geral, por volta das 17h, e principalmente dentro da cidade, nas vias urbanas. A Prefeitura de Franca já divulgou que vem investindo para tentar prevenir acidentes de trânsito. Como medidas, em 2022, informou que instalou temporizadores semafóricos, também conhecidos como contadores regressivos. Essa medida passou a fazer parte do cotidiano viário da cidade no primeiro semestre de 2021, depois de um estudo global feito pelas principais vias onde os indicadores técnicos apontavam para a necessidade desses dispositivos, como forma de melhorar a orientação dos motoristas e aumentar a segurança no trânsito.

O que os motoristas falam

Leitores do F3 Notícias apontaram em enquete feita que a falta de capacitação dos motoristas na cidade é a principal causa dos acidentes em Franca. O excesso de velocidade foi indicado como segundo ponto problemático e que é praticado por condutores na cidade.

Mortes no trânsito

O trânsito em Franca tem sido uma dor de cabeça para muita gente e deixado tristes marcas para dezenas de famílias. Em 2024, 34 pessoas morreram no trânsito da cidade, número maior do que em 2023 (31 pessoas).

No ranking feito pelo Infosiga para todo o Estado, Franca aparece como a 19ª cidade mais violenta no trânsito no grupo de municípios com mais de 300 mil habitantes. O total dessa lista tem 25 cidades.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile