O advogado francano João Fiovravante Volpe Neto, 82 anos, faleceu neste sábado (8). A OAB Franca confirmou a morte e divulgou nota para lamentar o caso. “É com profundo presar e consternação que a Diretoria da Subseção comunica o falecimento do advogado João Fioravante Volpe Neto.” O advogado tinha escritório em Franca há 40 anos. A causa da morte não foi divulgada.
O velório vai acontecer neste domingo (9), das 8h às 15h, no velório São Vicente, sala 1. “A OAB Franca remete os seus mais sinceros pêsames aos familiares e amigos do saudoso dr. João”, indicou a nota, assinada pela presidente Luiza Gomes Gouvêa.
Ele já passava por tratamento de saúde há mais de dois anos.
O profissional do Direito tem reconhecimento que vai além de Franca. Neste dia 6/3, a Assembleia Legislativa da Bahia inseriu congratulações e aplausos a João Fioravante. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual baiano José de Arimateia (Republicanos). “É descendente de italianos e oriundo das terras banhadas pela Serra da Canastra. O nobre terá sua história contada nas páginas de uma prosa poética tão rica quanto a sua vida e obra”, elogiou o parlamentar.
O advogado deixa a esposa, Lenice Volpe, os filhos e filhas, Maria Paula Vople, João Henrique Volpe, Luís Fernando Volpe, Renato Volpe, Rogério Volpe, Angélica Volpe e Ricardo Augusto Volpe, e netos e netas.
Além disso, pela sua trajetória, a própria OAB Franca apoiou a elaboração de um projeto literário inédito na região para trazer a biografia de João Fioravante Volpe Neto. A obra, de autoria da escritora Teresa Paiva de Oliveira, traz a influência das tradições nordestinas e da prosa poética, inspirada no legado do Mestre Ariano Suassuna, que é o patrono do projeto.
O livro retrata a trajetória de Dr. João Fioravante Volpe Neto, destacando sua dedicação à advocacia e sua contribuição para a sociedade. No dia 26 de fevereiro, a autora Teresa Paiva de Oliveira esteve presente na Casa da Advocacia Francana para um encontro especial com advogados e membros da comunidade.
O livro ainda não tem data de lançamento definida, mas a OAB Franca seguirá acompanhando essa iniciativa e divulgará mais informações futuramente.