O consumo abusivo de álcool e outras drogas e a importância da família no tratamento são o assunto da segunda live promovida pela Fundação Espírita Alan Kardec em celebração ao centenário da instituição, que foi a segunda entidade psiquiatra criada no país. Com transmissão ao vivo nesta quarta-feira (20), às 19 horas, a psicóloga Eliane Mateus Bonfante falará sobre o tema “Álcool e drogas: quando o consumo se torna uma doença e como trata-la”. A live pode ser acessada no canal da Fundação Allan Kardec no YouTube (youtube.com/allankardecfranca).
Coordenadora-geral dos Centros de Assistência Psicossocial de Franca, o Caps Florescer e o Caps AD (Álcool e Outras Drogas) III Renascer, administrados pela Fundação Espírita Allan Kardec, Eliane relatará experiências profissionais pelas quais passou em mais de 30 anos atuando na área da saúde, a dificuldade de reconhecer a doença e a importância da família no tratamento. “O uso abusivo do álcool é uma doença, é um transtorno extremamente importante que precisa ser tratado e, às vezes, a pessoa não entende essa situação, que ela está doente e precisa de ajuda. Nosso trabalho é mostrar para as pessoas que nos procuram no Caps que isso é um transtorno e que ela precisa realmente de ajuda e que nós estamos aqui para atendê-la no que for necessário”, explica a psicóloga, que tem especialização em Saúde da Família e é pós-graduada em Dependência Química.
Comemorações
Além da realização das lives, uma série de eventos serão realizados para comemorar o centenário da Fundação Espírita Alan Kardec, além do lançamento de um livro que conta a história da fundação e a evolução da saúde mental. A primeira live, realizada no dia 24 de janeiro, tratou do tema “Terapia Ocupacional na Saúde Mental”, trabalhado pela terapeuta ocupacional e coordenadora das Oficinas Inspiração, programa de Desenvolvimento Humano da instituição, Renata Vieitez.
Pioneirismo
Considerada a segunda entidade psiquiatra do país, a Fundação Espírita Alan Kardec surgiu do incômodo causado pela marginalização dos enfermos mentais em um dos pioneiros do espiritismo em Franca, José Marques Garcia, que começou a atender pacientes em sua própria casa, em 1902. Dez anos depois, viu a necessidade de um novo espaço, criando pequenas casas para atender os pacientes, surgindo assim, em 1922, o Asilo Alan Kardec. Hoje, a fundação disponibiliza ao Sistema Único de Saúde 122 leitos para tratamento em internação hospitalar e 30 vagas destinadas ao atendimento do Hospital Dia.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.