Alisson dos Santos decidiu fazer um período de concentração para voltar a competir na Europa em sua cidade natal, São Joaquim da Barra. É lá, na região de Franca, que a família dele continua vivendo. O atleta voltou ao Brasil na sexta-feira (22) e foi direto para a casa da família.
Ele conquistou ouro nos 400 metros com barreiras no Campeonato Mundial de Atletismo, ocorrido nos Estados Unidos, em Oregon. O Brasil participou com 58 representantes, 23 atletas no feminino e 35 no masculino.
“Está sendo maravilhoso, eu ainda não parei. Não tive tempo para parar e assistir a tudo o que me marcaram, compartilharam, as mensagens que me mandaram, mas está sendo muito mágico receber o carinho do povo brasileiro, mais uma vez, e todos que estão comigo e realmente torcem por mim. É incrível ter esse momento e compartilhar essa energia com vocês, é gratificante e eu vou levar comigo sempre”, disse o atleta de 22 anos ao site Bol.
Alisson venceu os 400 m com barreira no dia 19 de julho com o tempo de 46s29, quebrando os recordes sul-americano e do Campeonato Mundial. O antigo detentor da marca era o estadunidense Kevin Young, com 47s18. O recorde mundial é do norueguês Karsten Warholm, campeão olímpico, com 45s94.
O joaquinense é treinado por Felipe Siqueira, que o acompanha desde 2018. Piu, como é conhecido, chegou à final invicto nos 400 metros com barreiras em 2022. Ele havia iniciado a preparação em São Paulo e continuou os treinos na região de San Diego, na Califórnia, a partir de março.
Os próximos passos agora é a viagem para a Europa no dia 3 de agosto. Ele compete em mais três etapas da Diamond League nos 400m com barreiras: no dia 6 de agosto em Silesia, na Polônia; no dia 2 de setembro em Bruxelas, na Bélgica e no dia 8 de setembro em Zurique, na Suíça. O atleta também vai correr a prova dos 400 metros rasos no dia 8 de agosto, no Grand Prix da Hungria.