Estudantes da Escola Estadual Profa. Helena Cury de Tacca, no Jardim Tropical, tem enfrentando situações de descaso e dificuldades para conseguir estudar. A unidade de ensino tem mais de 1 mil alunos.
Na avaliação do Saeb, a escola apresenta níveis que ainda não atende. todos os alunos no recomendado para Matemática e Português.
Com carteiras em péssimas condições de uso, além de problemas em janela sem vidro, instalação de ar condicionado sofrendo demora, o ensino na unidade acaba sofrendo barreiras. A reportagem do F3 Notícias recebeu materiais que indicaram a situação. Uma antiga infiltração também existe na escola e já causou problemas para alunos. Conforme apurado, alunos têm enfrentado dificuldades para ter aulas por conta do número de professores.
O governo do Estado recebeu a reclamação encaminhada pelo F3 Notícias e emitiu nota:
“A Diretoria de Ensino de Franca informa que solicitou o remanejamento de carteiras e cadeiras para a unidade mencionada. Todas as aulas possuem um professor atribuído, sendo que, a ausência justificada de algum profissional sempre é suprida por um professor eventual. Somente este ano, foram investidos R$ 37,6 milhões na adaptação das redes elétricas de 323 escolas estaduais para a instalação de equipamentos de ar-condicionado. A escola já recebeu, tanto os serviços de adequação da rede elétrica, quanto a instalação dos equipamentos de ar-condicionado, faltando apenas o serviço da concessionária de energia elétrica.
De acordo com a Secretaria de Educação, somente este ano, foram investidos R$ 37,6 milhões na adaptação das redes elétricas de 323 escolas estaduais para a instalação de equipamentos de ar-condicionado. A escola já recebeu, tanto os serviços de adequação da rede elétrica, quanto a instalação dos equipamentos de ar-condicionado, faltando apenas o serviço da concessionária de energia elétrica local realizar a mudança da voltagem da unidade para 220. Este serviço está agendado para ocorrer na próxima semana.
Na região das Diretorias de Ensino de Franca e São Joaquim da Barra, há a previsão de climatizar 51 novas escolas até fevereiro de 2025. Destas, 16 unidades já receberam tanto os serviços da adequação da rede elétrica, quanto a instalação do equipamento.