Os trâmites para instalação de mais 20 leitos de UTI em Franca para pacientes com Covid-19 ainda não foram finalizados. Atualmente a cidade tem 33 leitos disponíveis na rede pública e particular de saúde. O maior estrangulamento acontece nas redes particulares, mas pelo SUS a capacidade de atendimento chegou a patamares preocupantes.
Conforme dados da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca, há apenas uma vaga disponível em hospitais particulares, enquanto 10 pessoas estão internadas. Pelo SUS, são 22 leitos e 17 pacientes recebem cuidados intensivos.
O Hospital e Maternidade São Joaquim, da Unimed Franca, já comunicou a Prefeitura de Franca que pode ampliar a quantidade de leitos se for necessário. O Hospital São Francisco (Regional) é a unidade com menor capacidade de atendimento na rede particular, pois tinha apenas um leito de UTI Covid.
Desde domingo (5), o governo municipal intensificou as conversas no Estado para conseguir o destravamento de trâmites burocráticos para ampliação de leitos de UTI. O prefeito Gilson de Souza recorreu ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para intermediar as conversas na Secretaria de Estado da Saúde.
Conforme a pasta de Saúde, a liberação de recursos para viabilizar os leitos depende do Ministério da Saúde e esse processo ainda estava travado no governo federal. Na sexta-feira (3), por meio de nota oficial, a Secretaria de Saúde informou ao F3 Notícias que aguardava posicionamento da União.
“A habilitação de leitos de UTI é responsabilidade do Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado da Saúde solicitou ao órgão a habilitação dos leitos de UTI para a Santa Casa de Franca e tem cobrado o governo federal para agilidade na habilitação destes e outros leitos no SUS em SP”, informou o governo estadual.
Nesta segunda-feira (6), o secretário Marco Vinholi explicou que enquanto não há liberação de novas vagas, o sistema de direcionamento de vagas para internação de pacientes está em alerta e pode encaminhar casos graves para outras unidades da DRS VIII. Na regional de saúde a qual Franca pertence, os hospitais de referência para atendimento são as Santas Casas de Franca, de São Joaquim da Barra e de Ituverava.
Veja vídeo que Vinholi gravou para abordar a questão:
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.