A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca recebeu a visita do secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Marcos da Costa, em um evento que celebrou o início da Virada Inclusiva 2024 e marcou a véspera do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. A visita aconteceu neste dia 2.
O encontro reuniu autoridades, como a presidente da FEAPAEs-SP (Federação Estadual das APAEs de São Paulo), Cristiany de Castro, além de lideranças locais, a diretoria da instituição e colaboradores. A deputada estadual Delegada Graciela foi representada pelo assessor Wendel Luciano Silva.
A cerimônia começou com uma apresentação da fanfarra da APAE, composta por atendidos da instituição. Em seguida, o presidente da APAE de Franca, Paulo Henrique Ferreira, deu as boas-vindas ao público, destacando a importância do trabalho realizado pela entidade ao longo de 54 anos.
“É uma honra e um privilégio gigantesco receber o nosso secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, acompanhado da dra. Cristiany, presidente da Federação das APAEs do Estado de São Paulo. Esta é uma grande oportunidade de mostrar o trabalho tão espetacular desenvolvido pelo nosso grupo de profissionais, e todo o corpo administrativo, que vêm lutando há 54 anos em defesa das pessoas com deficiência”, afirmou Ferreira.
Cristiany de Castro ressaltou o papel de referência da APAE de Franca no movimento estadual. “Hoje a APAE de Franca tem uma equipe técnica de referência, profissionais muito competentes, que fazem com que o trabalho seja realizado com tanto êxito, promovendo efetivamente a qualidade de vida das pessoas com deficiências”, destacou.
Durante a visita, o secretário Marcos da Costa enfatizou a importância de datas comemorativas como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. “Primeiro, nós temos que comemorar todos os avanços inegáveis que têm ocorrido ao longo dos anos. E segundo, para que sirva de um momento de reflexão para a sociedade, de quanto falta ainda avançar. Em termos de respeito, em termos de inclusão, e na busca de dignidade para todas as pessoas, em especial as pessoas com deficiência”, pontuou o secretário.
A APAE de Franca atende mensalmente mais de 1.300 pessoas com deficiência nas áreas de saúde, educação e assistência social. “Eu sou um apaixonado pelo sistema APAE, e quando eu vejo uma APAE como a de Franca, tão bem organizada, tão bem estruturada, no desenvolvimento de tantos trabalhos, de tantas frentes, e tendo a oportunidade e o privilégio de assistir à apresentação dos nossos jovens assistidos pela APAE, realmente é um momento marcante”, revelou Costa.
Além da apresentação da fanfarra inclusiva, os integrantes do Portal de Dança e Música também emocionaram o público presente em um verdadeiro show de superação e inclusão. Representando os usuários da APAE, Cayke Malosti presenteou o secretário com um porta-chaves e uma carteira confeccionadas pelos próprios atendidos da instituição.