A Federação das Apaes do Estado de São Paulo reuniu 180 unidades do Estado para discutir medidas que podem aprimorar captação de recursos, gestão das APAES e melhor funcionamento. O terceiro setor vem enfrentando desafios para se manterem. A FEAPAES tem sede em Franca, mas a reunião foi realizada em São Pedro (SP), entre os dias 14 e 16 de fevereiro.
“O encontro teve por objetivo orientar e ampliar a performance dos novos e antigos presidentes das APAES do estado e para isso a FEAPAES-SP reuniu um time de palestrantes e especialistas em gestão, governança e marketing do terceiro setor”, informou nota da federação.
Os palestrantes que participaram do evento, que reuniu 450 pessoas, foram Bianca Monteiro Silva, assessora e consultora jurídica, especializada em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) desde 2002 e coautora do livro Roteiro do Terceiro Setor: Associações, Fundações e Organizações Religiosas; juntamente com Tomaz de Aquino Rezende e André Costa Resende. Danilo Tiisel, advogado graduado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP) e especialista em legislação do terceiro setor, gestão e sustentabilidade, também palestrou e abordou a importância da diversificação de fontes na captação de recursos.
David César passou pelo palco da Capacitação de Dirigentes e deixou uma mensagem de superação e alegria. David nasceu com a síndrome de Hanhart, deficiência genética rara que ocorre na fase embrionária e acarreta a falta de membros superiores e inferiores. Mas isso não o impediu de seguir em frente e, mais do que isso, fazer parte da transformação do mundo onde vive.
“Foi uma oportunidade fantástica de aprendizado para os dirigentes fornecendo ferramentas para um gerenciamento profissional de suas APAES. Também foi um importante momento de relacionamento com pessoas multiplicadoras do bem, vindas de todas as regiões do estado de SP”, opinou Maria de Fátima Dalmédico Godoy, da APAE de Nova Odessa.
Do cenário político, o senador Flávio Arns, o vice-prefeito de São Pedro, Thiago Silvério da Silva, a presidente da FEAPAES-SP e secretaria executiva da Frente Parlamentar em Defesa das APAES, Cristiany de Castro estiveram presente no encontro.
“Esse evento superou nossas expectativas, havíamos feito a previsão de lotar apenas um hotel. Porém, ainda no período de inscrição tivemos que bloquear um segundo hotel para atender todas as APAES”, explicou a presidente da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro.
Em Franca
A APAE de Franca tem 50 anos e faz atendimento especializado à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Dados divulgados pela entidade, do Censo de 2010, mostram que a cidade tem 4.153 pessoas com alguma deficiência mental/intelectual. Se considerada a situação de pessoas com deficiência motora, essa população representa 19.325 pessoas.
A entidade tem sede própria e sua estrutura envolve salas para atendimento socioassistencial, sala de reunião, sala de oficinas para as famílias, cozinha didática pedagógica, sala de recursos didáticos pedagógicos, salas de aula, salas dos coordenadores, consultório médico e odontológico, salas de atendimento terapêutico, área administrativa, cozinha industrial, câmara de congelamento e refeitório, almoxarifado geral e de alimentos, lavanderia, parques infantis, quadra coberta, campo de futebol com pista de atletismo, sala de música, de atividades culturais, de dança, de informática, academia ao ar livre, pista de hipoterapia e piscina para hidroterapia.
A APAE de Franca fica na Avenida Dom Pedro I, 1871, no Jardim Petráglia, com telefone de contato (16) 3712-9700.