Os casos positivos de covid-19 em Franca têm reduzido neste mês e o mesmo está acontecendo com a estrutura hospitalar montada. Os leitos de enfermaria estão em 25 instalados. No começo de agosto, havia 32 leitos. Em julho, essa estrutura era de 44 leitos e em junho, chegou a ter 67 unidades para atender pacientes. Como houve readequação de vagas, os pacientes que precisarem de atendimento no atual cenário da pandemia em Franca podem ser transferidos para a região.
Nesta semana, houve paciente na cidade que precisou ser encaminhado para a Santa Casa de Ipuã para ser internado em leito de enfermaria, destinado para quadros considerados menos graves.
A manutenção dessa estrutura hospitalar não é competência direta da Prefeitura de Franca e o governo municipal divulgou que não tem como intervir na situação de forma direta. “É importante salientar que a Prefeitura tem, insistentemente, articulado com o Governo do Estado o número de leitos em quantidade necessária para atender a demanda existente, inclusive se houver aumento de casos por internação”, divulgou o Executivo, em nota oficial.
“A Prefeitura de Franca informa que o atendimento à pacientes com quadro de Covid-19, dentro da responsabilidade que compete ao Município, a Secretaria de Saúde oferece estrutura pré-hospitalar adequada nos Prontos-Socorros e UPA’s, com equipamentos e recursos humanos capazes de atender aos pacientes”, completou a administração.
A transferência de pacientes que precisarem de atendimento é determinada pela Central de Regulação de Vagas (CROSS), que tem administração do governo do Estado. O sistema funciona de forma regional e com avaliação de vagas em 23 cidades do Departamento Regional de Saúde VIII (DRS-VIII).
“É importante destacar que 58 leitos de UTI/SUS Covid seguem ativos na Santa Casa de Franca e parte do custeio para o funcionamento desses leitos continua sendo pago pela Prefeitura”, alegou o governo municipal.
Situação da pandemia em Franca
Nesta terça-feira (24), a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca divulgou o registro de 1 óbito, subindo para 948 mortes pela doença. A vítima foi um idoso com idade de 67 anos, que não apresentava informações sobre comorbidade. Foram confirmados 37 novos casos positivos de Covid-19, passando de 41.514 para 41.551 pessoas infectadas desde março de 2020.
Os casos negativos cresceram de 67.040 para 67.314 pessoas. Os casos suspeitos apresentaram queda de 5.545 para 5.237 pessoas. Os pacientes recuperados subiram de 32.789 para 33.042 pessoas. Agora são 7.561 casos ativos na cidade. No começo do mês, esse número estava acima dos 8 mil casos ativos.
O número de leitos de Enfermaria (Clínicos) está em 13 ocupados de 25 disponíveis – ocupação de 52%. Dos 58 leitos de UTI SUS disponíveis, 30 estão ocupados – 51,7% de ocupação. Os leitos de UTI Particular estão com 6 ocupados de 13 disponíveis – 46,2%.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.