O Grupo Santa Casa de Franca confirmou que concluiu a ampliação de leitos de UTI Covid e agora tem capacidade para atender até 37 pacientes diagnosticados com a doença e que estejam em estado grave. Essa estrutura é para atendimento de pessoas que buscam acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde.
Os últimos equipamentos para ampliação dessa capacidade de leitos de UTI vieram do governo do Estado no dia 15 de agosto. Na época, 12 respiradores foram entregues, sendo que dois são utilizados como reserva. Pelo plano de trabalho emergencial para ampliação do atendimento a pacientes graves firmado entre Estado, Prefeitura de Franca e Grupo Santa Casa, o custeio desses leitos ficou por conta do governo municipal. O contrato é de R$ 1,440 milhão por três meses. O Hospital do Coração, do Grupo Santa Casa, foi a unidade hospitalar de alta complexidade contratada para prestar o serviço de atendimento.
O acordo para implantação desses equipamentos foi costurado durante a visita dos secretários estaduais de Saúde, Jean Gorinchteyn, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, ao tratar do tema com o prefeito Gilson de Souza e a direção da Santa Casa, em 4 de agosto.
A Santa Casa havia colocado em funcionando quatro, desses 10 equipamentos, na terceira semana de agosto. Os outros seis leitos, conforme a entidade beneficente, passariam a funcionar após repasse da Prefeitura.
O presidente da Santa Casa, Tony Graciano, fez vídeo nas redes sociais da entidade para anunciar a implantação da estrutura. No vídeo, ele anuncia a data como 1º de setembro, mas a data da postagem aparece como sendo de 16h30 de 31 de agosto.
“Hoje, 1º de setembro de 2020 (…). Fizemos um esforço muito grande na semana passada para que hoje pudéssemos anunciar os últimos seis leitos de UTI Covid do plano de trabalho com os 10 leitos com o município. Totalizamos até hoje 37 leitos de UTI covid disponibilizados para Franca e região”, declarou.
Desde a semana passada, Franca tem trabalhado com a capacidade máxima de leitos de UTI e pacientes que ficaram em estado grave desde então estão sendo transferidos para a Santa Casa de Ituverava.
Conforme a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca, só nesta segunda-feira (31 de agosto), três pessoas morreram por complicações causadas pela covid-19. Desde abril, já são 80 vidas perdidas. As mortes foram de um homem de 86 anos e duas mulheres, uma de 86 anos e outra de 72, todos com comorbidades.
Nesta segunda, 63 novos casos positivos de covid-19 foram confirmados, elevando o quadro de 3.724 para 3.787 pessoas que já foram infectadas. Os registros suspeitos subiram de 745 para 798. Os casos negativos aumentaram de 4.336 para 4.469. Os pacientes recuperados cresceram de 773 para 781.
O número de leitos de Enfermaria (Clínicos) está em 24 ocupados de 36 disponíveis. Até esta segunda, havia 30 leitos de UTI-SUS Adulto ocupados dos 31 disponíveis. Agora esse total vai subir 37. Não há pacientes nos 5 leitos de UTI SUS Infantil. Os leitos de UTI Particular estão com 12 ocupados de 18 disponíveis.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.
Veja vídeo do anúncio da Santa Casa: