Com a redução da quantidade de pacientes atendidos pelo Pronto-Socorro Dr. Álvaro Azzuz, unidade de referência no SUS de tratamento da covid-19 em Franca, a ala de pediatria da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Jardim Aeroporto voltou a atender crianças.
Para permitir a volta do atendimento às crianças, a Secretaria Municipal de Saúde realizou processo de desinfecção entre sexta-feira (18) até esta segunda-feira (21). Houve higienização dos leitos, de toda a estrutura e equipamentos, além de substituição dos materiais e produtos necessários para o atendimento à população.
A ala pediátrica da UPA do Jardim Aeroporto realiza de urgência e emergência de demanda espontânea para as crianças. A unidade conta com 2 pediatras, atendendo de segunda a sexta-feira, 24 horas por dia. Aos finais de semana, os atendimentos são prestados no Pronto-Socorro Infantil.
Durante 34 dias, essa ala foi utilizada como unidade de apoio e suporte para o atendimento a pacientes suspeitos com covid-19. A desativação dessa unidade e retorno para a UPA ocorreu nesta terça-feira (22). Desde então, as consultas e atendimentos regulares às crianças já estão sendo feitos.
“No período de 14 de maio a dia 16 de junho, a unidade teve papel fundamental para o acolhimento de 60 pacientes, que foram assistidos pelas equipes de enfermagem e médica da UPA, encaminhados pelo Pronto-Socorro Dr. Àlvaro Azzuz, tendo em vista que a capacidade máxima da estrutura física tinha sido atingida”, detalhou a Prefeitura de Franca.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Pronto-Socorro chegou a contar com 60 pacientes em observação, regulados pelo Sistema CROSS, aguardando autorização para a transferência em ambiente hospitalar.
Lucas Souza, secretário de Saúde, destacou que a UPA foi fundamental para o fortalecimento e a ampliação do atendimento aos pacientes contaminados com o vírus SARS-CoV-2. “O pronto-socorro não tinha condições físicas para suportar a alta demanda neste período e esse apoio foi primordial. Só temos a agradecer as equipes de enfermagem, médica e servidores da UPA do Aeroporto, que não mediram esforços para receber os pacientes que estavam aguardando por atendimento. Os profissionais se organizaram e se superaram para o acolhimento às vítimas da covid-19, bem como os profissionais do Pronto-Socorro Dr. Álvaro Azzuz “, ressaltou o secretário.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055