Há 199 anos, em 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, o príncipe regente Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil. Essa data é extremamente importante para o nosso País.
A importância da data remete para os dias atuais o questionamento se algo que foi proclamado no grito deve ser mantido no grito até hoje?
Os tempos mudaram e na política a importância do diálogo é imprescindível nos tempos atuais. Afinal, não há independência e liberdade fora da democracia e do Estado Democrático de Direito.
A independência não deve ser somente uma data comemorativa, um feriado no calendário, é necessário dar liberdade ao cidadão, construir um pais livre para empreender e o indivíduo gerar riquezas, menos poder ao estado e mais poder ao cidadão.
Já dizia o patriarca da independência José Bonifácio: “A política sã é filha da moral e da razão”. Que a data comemorada hoje seja lembrada como inspiração todos os dias para construirmos sempre um país com mais independência em todas as esferas.
*Artigo de Danilo Rezende, 30 anos, empreendedor em Franca, filiado ao Partido NOVO