Ícone do site F3 Notícias

Assistencal apresenta programa de internacionalização no setor calçadista do Nordeste

Parte da equipe da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) esteve, na última semana (6 a 10 de novembro), em Juazeiro do Norte/CE para uma série de apresentações sobre o Brazilian Materials, programa que a entidade mantém em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O objetivo da visita, que passou por sete empresas locais, pelo Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região e pelo Sebrae/CE.

Luiz Ribas Júnior, integrante da comitiva e gestor de Mercado Internacional da Assintecal, destaca que o Ceará é o principal produtor de calçados do Brasil, tendo produzido, no ano passado, mais de 52% do total (de 848 milhões de pares). Já o Ceará, especificamente, além de grande produtor, é o segundo maior exportador do setor, com participação de quase 30% no total (de 142 milhões de pares). “Nesta agenda, apresentamos a importância do investimento em design e tecnologia e também a possibilidade de o polo ampliar e qualificar as suas exportações com o apoio do Brazilian Materials, programa que mantemos em parceria com a ApexBrasil desde 1998”, comenta o gestor, ressaltando que a programa, nas suas mais de duas décadas, auxiliou milhares de empresas de todos os portes e segmentos em processos de internacionalização.

Na agenda, a equipe da Assintecal apresentou o programa no Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região (Sindindustria), no Sebrae e em sete indústrias locais. “A agenda foi bastante positiva. Destacamos o potencial da indústria local, seus diferenciais produtivos e nos colocamos à disposição para ajudar por meio das ações do programa Brazilian Materials”, conclui Ribas Júnior.

A Assintecal também formalizou o convite para empresas locais estarem no INSPIRAMAIS, salão que lança mais de mil materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias nos próximos dias 23 e 24 de janeiro, em Porto Alegre/RS.

Sobre o Brazilian Materials

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile