Quem depende da saúde pública em Franca, principalmente para levar o filho, tem enfrentado filas, longas espera, descontentamento com o atendimento, insegurança nos diagnósticos e preocupação. Desde o ano passado, o aumento na procura foi registrado e a administração do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) não conseguiu organizar-se para dar conta dessa realidade.
Além do meio caótico que atualmente as pessoas têm enfrentado com os filhos, a definição em implantar novas medidas foi tomada neste último mês, após cerca de quatro meses de alta demanda e ineficiência na resposta.
A Prefeitura de Franca vai promover reformas dentro do Pronto-socorro infantil a partir desta terça-feira (3) e isso ocorrerá enquanto vai haver atendimento no próprio local, ao longo de 10 dias, prazo para as intervenções acabarem.
A secretária municipal de saúde reconheceu que haverá transtorno e ela pediu que a população tenha mais paciência. “Apenas um responsável acompanhe a criança durante o atendimento na unidade, visando evitar aglomerações e solicitamos a compreensão dos usuários, tendo em vista que os serviços serão realizados visando a melhoria das instalações do pronto-socorro para aperfeiçoar o acolhimento dos pacientes. Os casos leves poderão ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde, evitando que os pacientes tenham que se dirigir a unidade”, disse, por meio de nota.
Para promover essa reforma, a Prefeitura ainda definiu que a Casa da Saúde da Mulher Francana fosse desativada. O local fazia atendimento exclusivo às mulheres e havia média de 100 procedimentos diários. Para o local, as mudanças autorizadas pelo prefeito Alexandre Ferreira envolveram levar levar o Ambulatório de Saúde Auditiva do NGA-16, onde agora ocorrerá a ampliação do PS Infantil, para o lugar da Casa da Saúde da Mulher, que deixou de existir.
Essa estrutura de saúde desativada foi criada em 2019, durante a gestão do ex-prefeito Gilson de Souza e levava o nome de um familiar de Gilson.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.