A Câmara Municipal de Franca realiza na segunda-feira, 12 de maio, a partir das 19h, audiência pública para debater sobre o transporte público de Franca. A concessão do serviço está em processo de licitação, com condução da Prefeitura de Franca. Há mais de um ano o Tribunal de Contas do Estado cobrou o governo municipal para promover essa licitação, mas a medida acabou não acontecendo ainda.
A Comissão de Orçamento e Finanças, presidida pelo vereador Gilson Pelizaro (PT) e tem como integrantes os vereadores Marcelo Tidy (MDB), Leandro O Patriota (PL), Andrea Silva (Republicanos) e Marco Garcia (PL).
No encontro serão debatidos pontos relevantes sobre assunto, entre eles, os estudos realizados pela Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP sobre o transporte público coletivo do município, com vistas à abertura de novo processo licitatório.
“Qualquer pessoa interessada sobre o tema pode participar do encontro que será realizado no Plenário da Casa de Leis francana. Também estão sendo convidados os técnicos da ANTP, representantes da Procuradoria Jurídica da Prefeitura, da Empresa Municipal para Desenvolvimento de Franca (EMDEF), que é a gestora do serviço e demais autoridades”, detalhou a Câmara.
O presidente da comissão, vereador Gilson Pelizaro (PT), relatou que busca detalhamento sobre o custo de R$ 1 milhão que a Prefeitura de Franca teve só para desenvolver o estudo voltado para definir quais seriam as melhores condições com relação a uma nova licitação. Esse valor foi pago para a ANTP.
“É prudente. já que nós vamos debruçar sobre esse projeto com relação à licitação do transporte urbano, uma coisa extremamente relevante porque mexe diretamente no bolso do cidadão. Primeiro porque estão falando em subsídio de R$ 22 milhões pagos com os impostos que vão para a Prefeitura (de Franca) e, segundo, que estamos falando sobre preço de passagens que são pagos pelo usuário e, terceiro, porque não estou vendo muita melhoria, transformação e renovação do transporte”, analisou Gilson Pelizaro.