A Câmara de Franca promove na quinta-feira (24/4), a partir das 19h, no Plenário da Casa de Leis francana, Audiência Pública para debate sobre a implantação da Clínica Escola do Autista em Franca. O encontro é uma iniciativa do vereador Walker Bombeiros da Libras (PL), que preside a Comissão da Pessoa com Deficiência e integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno Espectro Autista. A frente tem também os vereadores Marcelo Tidy (MDB) e Marília Martins (PSOL).
Estão sendo convidadas autoridades, profissionais de saúde que atuam diretamente no trabalho com autistas, entidades e demais interessados.
O debate tem como base a proposta de implantação da Clínica Escola do Autista, seguindo o modelo de Itaboraí (RJ), que foi a primeira unidade do país, fundada em 2014, e que presta atendimento especializado contando com profissionais capacitados e personalizado.
O tema vem sendo discutido pelos parlamentares em Plenário. Walker, inclusive, visitou a unidade modelo e vem trabalhando para captação de recursos e nas interlocuções para que isso se torne realidade no município, garantindo apoio as pessoas com Transtorno Espectro Autista e seus familiares.
Funcionamento da unidade que é referência para Franca
Itaboraí conta com duas Clínicas Escolas do Autista, equipamentos destinados a atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para seu funcionamento, a prefeitura da cidade oferece amplo apoio e conta com parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SEMSA) e de Educação (SEMED). Além disso, há parcerias com deputado estadual, Secretaria de Infraestrutura do Estado.
A unidade mais antiga fica no bairro de Venda das Pedras e se tornou a primeira instituição pública no Brasil a se especializar no tratamento de crianças, adolescentes e adultos autistas, oferecendo igualdade nos atendimentos, acesso às terapias de Saúde em um processo multiprofissional e de inclusão.
A idealizadora da Clínica Escola do Autista e co-autora da lei federal 12.764/12, Berenice Piana, também acompanha as ações naquelas unidades.
A Clínica Escola do Autista faz tratamento multidisciplinar, com psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicomotricidade, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e neurologia, juntamente como atendimento educacional individualizado e especializado. Ao todo, são sete salas de atendimento, secretaria, recepção, banheiros e outros.