Reunião entre diferentes autoridades concluiu que será possível o comércio retornar às atividades a partir do dia 23 de abril, mas ainda será preciso implantar medidas de segurança sanitária. O encontro serviu para avaliar o atual cenário da doença na cidade e também verificar como foi a evolução do novo coronavírus depois que as indústrias foram liberadas para funcionar, desde a segunda-feira.
Foi definido também que será preciso uma ampla campanha para estimular o distanciamento social, uso de máscaras e intensificar hábitos de higiene, como lavar as mãos ou o uso de álcool 70º.
Além do prefeito Gilson de Souza, estiveram presentes na reunião o chefe de Gabinete e coordenador do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus na cidade, José Conrado Dias Netto; presidente da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Tarciso Botto; o presidente da Unimed Franca, Daniel Haber; pastor Isac Ribeiro; e Anderson Minamihara, secretário de Desenvolvimento, entre outros.
“O posicionamento geral foi por um retorno gradual a partir do dia 23, quando finda a eficácia dos Decretos em vigor, no âmbito local e estadual. Todos os que falaram, além de ideias de campanhas ostensivas de orientação, contemplando o tripé: lavar as mãos sempre, manter o distanciamento e uso de máscaras, enfatizaram alternativas também para produção e fornecimento de uma grande quantidade de máscaras, estimulando micros e pequenos comerciantes e fábricas”, informou nota oficial da Prefeitura.
Entre as medidas previstas também será preciso controlar o acesso das pessoas aos estabelecimentos e talvez permitir a entrada somente de quem estiver usando as máscaras. Os comércios poderiam contribuir fornecendo a proteção para os clientes.
Uma segunda reunião ficou marcada para a tarde dessa quinta-feira, com autoridades do Ministério Público e Judiciário e outras lideranças, buscando amadurecer a ideia de reabertura e, conjuntamente, tomar uma decisão.
Atualmente Franca divulgou que teve oito casos de novo coronavírus e houve um óbito. Há outros 11 suspeitos. Os primeiros pacientes diagnosticados com a doença já cumpriram a quarentena e foram curados.
Curta nossa página no Facebook e no Instagram!
Leia mais sobre o assunto em
Governo do Estado amplia quarentena do comércio até 10 de maio; em Franca ainda se tenta uma exceção
Mulher de 71 anos com Covid-19 recebe alta e saída da Unimed tem oração e palmas; veja vídeo
Ministro aponta que remédio de fácil aquisição pode combater covid-19 no Brasil