Um paciente de 64 anos não resistiu e faleceu por volta das 17 horas desta sexta-feira no Hospital do Coração de Franca. Ele tinha diagnóstico positivo para novo coronavírus e estava internado desde o dia 1º de maio. O homem era cardiopata e não resistiu às complicações causadas pela Covid-19.
As autoridades de saúde de Franca confirmaram o caso e, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, tinham liberado o hospital a ministrar a cloroquina, caso houvesse a decisão médica em seguir com esse tipo de tratamento.
Devido ao risco de contágio, o protocolo recomendado é que o sepultamento seja feito de forma imediata e o velório deve ser rápido, com no máximo quatro familiares podendo acompanhar o procedimento.
Com esse falecimento, a cidade agora tem três pessoas que morreram em decorrência do novo coronavírus. O primeiro paciente a falecer foi um fisioterapeuta de 34 anos, com comorbidades, que veio de São Tomás de Aquino (MG) para passar por acompanhamento no Hospital do Coração, em Franca. Ele tinha familiares na cidade. Chegou a ficar internado por três dias, mas não resistiu.
A segunda pessoa a falecer foi uma idosa, que ficou internada no Hospital São Francisco (Regional) por um dia. Entre os dois testes que são realizado para confirmar a doença, um deu positivo e outro negativo para Covid-19. Conforme explicado por Luiz Carlos Vergara, da Secretaria Municipal de Saúde de Franca, o atual protocolo da Saúde é que se um dos resultados é positivo, o diagnóstico para novo coronavírus é mantido como forma de tentar preservar os familiares devido ao risco de contágio.
Em casos, a cidade soma 59 casos confirmados e há outros 43 suspeitos, de acordo com boletim divulgado na noite de sexta-feira. O falecimento do paciente de 64 anos não consta nesse informativo.