No aniversário de Franca, avião da Força Aérea Brasileira (FAB) voltou a realizar fiscalização no espaço aéreo da cidade. Dados do sistema Flight Radar24 identificou que o avião da FAB Hawker IU-93A voltou a realizar o chamado GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo).
A aeronave fez voo a 3,350 pés, cerca de 1 mil metros de altitude, com velocidade de 357 km/h. Esses dados estão computados no sistema Flight Radar24.
O voo GEIV50 esteve na região do Aeroporto Tenente Lund Presotto, também passou por Restinga e fez várias voltas na zona rural de Franca, no sentido de São José da Bela Vista. Conforme dados disponíveis, a aeronave partiu de Ribeirão Preto e não houve confirmação para pouso em Franca.
No começo de novembro houve uma outra inspeção na cidade e a rota do voo teve semelhanças ao que foi identificado neste dia 28 de novembro. Além desses testes, está em jogo para viabilizar o aeroporto de Franca um acerto que trocaria a empresa GOL pela Azul para operar na cidade. A Azul está atuando em Araraquara, por exemplo, onde o aeroporto também é administrado pela VOA. Por lá, já houve acerto para o início das operações.
As obras
O aeroporto recebeu R$ 1,5 milhão para a compra do equipamento PAPI, que é utilizado como apoio aos pilotos no momento dos pousos, para que o procedimento ocorra com a máxima segurança. Também houve investimento elevado em obras estruturais e de melhorias na navegação aérea.
As obras contemplaram a revitalização do terminal e edifícios operacionais, implantação de caminhão bombeiro, aprovação e também na implantação de EPTA (Estação de Telecomunicação) para voos comerciais.
Leia mais em: