O Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que Batatais é o município com maior concentração de focos de calor no Estado de São Paulo entre esta quinta-feira (9) e sexta-feira (10). O incêndio no município gerou efeito cascata em outras cidades, que ficaram sem energia. O fogo ainda impediu que pacientes que vivem em Franca e nas redondezas que conseguissem realizar consulta e exames marcados em Ribeirão Preto.
Foram 25 focos de incêndio em Batatais nos últimos dois dias. Aramina é outra cidade em situação caótica, com 17 focos. Completa a lista Restinga, com 17 focos também, Cajuru (16 focos) e Franca (14).
O fogo em torno de Batatais forçou a interdição da Rodovia Cândido Portinari pelo segundo dia nesta semana, gerando congestionamento. Teve ainda registro de animais feridos e pessoas que tentaram atravessar a cortina de fumaça passaram mal.
A situação trágica ainda não passou e ainda existem focos de incêndio no entorno de Batatais. “O trabalho continua, apagando pequenos focos de incêndio e somando esforços para a volta à normalidade, lembrando que a recuperação da natureza será lenta e precisará de uma grande união de toda a sociedade”, reconheceu a Prefeitura de Batatais.
A Usina Batatais, que fica no município, foi atingida e os funcionários precisaram sair às pressas dos locais de trabalho para fugir do fogo. A empresa não divulgou comunicado oficial para divulgar a situação após o incêndio na indústria.
A intensidade do fogo nesta quinta-feira (9) ainda fez com que a energia elétrica em cinco cidades fossem interrompidas. Franca, Brodowski, Ribeirão Preto, Patrocínio Paulista e Jardinópolis tiveram interrupção do serviço ao longo de todo o dia. “A empresa lembra que na estiagem, a pouca umidade, a vegetação baixa e os ventos fortes são fatores que podem provocar incêndios. Uma queimada mal controlada para atividades agrícolas também pode colocar em risco o fornecimento de energia, atingindo os cabos elétricos, desligando a rede e provocando prejuízos para todos, além de danos ao meio ambiente e à segurança da população”, informou a CPFL.
“A Administração Municipal quer publicamente agradecer o trabalho de todos os que ajudaram no combate aos incêndios desta semana. Guarda Civil Municipal, Defesa Civil de Batatais, Bombeiros Civis, Bombeiros Militares, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Defesa Civil do Estado, Brigada de Incêndio da Usina Batatais, Brigada de Incêndio da Arteris, funcionários da Prefeitura de uma forma geral, voluntários, enfim todos que colaboraram para salvar vidas nesse desastre ocorrido em nossa cidade o nosso muito obrigado”, divulgou a Prefeitura, em nota.
Vídeos do fogo
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.