Um bebê de colo ficou engasgado e policiais militares conseguiram salvar a criança. O drama para a família da criança aconteceu no começo desta semana. Parentes acionaram socorro e PMs que faziam ronda e estão lotados na 1ª Companhia de Franca souberam do problema e foram até a casa.
A criança estava com a avó quando os policiais chegaram. Eles realizaram uma manobra para desengasgar o bebê. Isabela tem menos de 1 mês de vida e tinha engasgado com leite.
“Policiais Militares da 1º Companhia de Franca, após informações de que um bebê estaria engasgado, imediatamente deslocaram-se ao local, onde pegaram a criança, que estava nos braços da avó e, consequentemente já iniciaram a Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia”, informou nota oficial do 15º Batalhão da Polícia Militar.
Com o uso da técnica, Isabela voltou a respirar e houve tempo para que o socorro com ambulância chegasse. O bebê a mãe foram a uma unidade de atendimento médico em Franca para exames de praxe e não houve complicações.
Depois que o susto passou e mãe e filha voltaram para casa, os policiais militares fizeram uma visita para falar com a família de Isabela, que tem mais dois irmãos.
Esse salvamento foi o segundo que policiais militares fizeram no prazo de uma semana. No último final de semana de junho, uma menina engasgou com uma modela de R$ 0,10 e um PM de folga conseguiu salvá-la.
A técnica utilizada pelos PMs foi criada em 1974 pelo médico Henry Heimlich, nos Estados Unidos. Esse tipo de método de primeiros socorros é para quem sofre asfixia por objeto como comida ou corpo estranho. Com ele, usa-se as mãos para pressionar o diafragma da pessoa engasgada, provocando tosse forçada, que causa a expulsão o que está engasgando a vítima.
No caso da bebê, o primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.
Caso contrário, e ele continuar engasgado, deve-se incliná-lo, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.