A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) divulgou o ranking de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao primeiro semestre deste ano. No período, foram 1.581 atendimentos. Desses, 889 estão efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, 692 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 393 casos foram fiscalizados e concluídos e 299 se encontram em andamento.
Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 79 foram reprovados. Segurança em aparelhos eletrodomésticos com 84,2% de reclamações; manutenção de extintores de incêndio com 57,1%, e serviço de reforma de pneus com 54,5% lideram o número de denúncias procedentes. Segurança em brinquedos; dispenser de GNV; fios, cabos e cordões flexíveis elétricos; peixe glaciado embalado, balanças e bombas medidoras de combustíveis também estão nos destaques do ranking.
Produto têxtil, radares, metro e trena, colchoes e colchonetes de espuma, extintores de incêndio, e oficinas permissionárias de instrumentos, entre outros, foram denunciados, no entanto, não foram reprovados.
O procedimento para o cidadão reclamar é simples. Ao suspeitar de uma possível irregularidade contra o consumidor, a pessoa deve entrar em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria, que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão por meio de um número de protocolo.
É importante que a população tenha certas informações para denúncia, que auxiliam o trabalho da fiscalização, entre elas, as que constam na nota fiscal. Principalmente, ao denunciar bombas medidoras de combustíveis. Nesse caso, os dados da nota, o nome do posto, razão social do estabelecimento, CNPJ, endereço completo, combustível abastecido, e se possível, qual bomba abasteceu o veículo. Dessa maneira, o fiscal ao apurar a denúncia, vai direto na bomba suspeita.
No mesmo período em 2021, de janeiro a junho, a Ouvidoria do Ipem-SP registrou 623 atendimentos com grau de satisfação da população de 100%.
Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria: 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do email ouvidoria@ipem.sp.gov.br
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.
É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou.