O médico da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca Homero Rosa Júnior fez o alerta durante palestra a trabalhadores que a reabertura de setores da economia no atual momento de pandemia exige cuidados redobrados. Nessa lista de itens a serem praticados pelas pessoas diariamente estão uso correto de máscaras, tampando a boca e o nariz; higienização das mãos, seja com água e sabão ou com álcool em gel 70% de forma regular, além do distanciamento social, garantindo pelo menos 1,5 metro de distância em situações de trabalho.
“Agora com a abertura gradual das atividades econômicas, os cuidados devem permanecer e ser redobrados. Cada um de nós deve ter plena consciência para combater o vírus”, disse o especialista em entrevista para um podcast transmitido dentro do Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde Interprofissionalidade), que é uma parceria entre a Prefeitura e o Uni-FACEF. Essa gravação e exibição ocorreu no dia 3 de junho e foi divulgada nesta segunda-feira (15).
A reabertura de diferentes setores da economia, em destaque para as lojas e shoppings, aconteceu no dia 1º de junho. Desde então, é possível ver fila para entrada em centros comerciais e o Centro de Franca voltou a ficar cheio, com pessoas indo às lojas. A concentração, principalmente em locais fechados, é o que mais preocupa as autoridades de saúde.
Homero Rosa explicou no podcast que a cidade está realizando dois tipos de testes laboratoriais para Covid-19, RT-PCR e o sorológico. “Esses testes têm suas particularidades e só os médicos experientes com a Covid-19, podem analisar”, disse. De acordo com o médico, o teste de RT-PCR é recolhido de secreções nasais e da garganta do paciente suspeito, podendo dar um resultado mais confiável até o sétimo dia do início dos sintomas. Depois desse período, deve ser feito o exame de sorologia (coleta de sangue), indicado após o oitavo dia do início dos sintomas, para se ter o diagnóstico mais preciso.
“Estão autorizadas a fazer os testes as pessoas que apresentarem os sintomas da Covid-19, como: dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito, perda de fala ou movimento, entre outros. Ou o paciente que possuir comorbidades, ser idoso, enfim, ser de algum grupo de risco, mas sempre dentro do que preconiza o protocolo de cada tipo de teste”, detalha nota do governo municipal, que foi apresentada nessa apresentação do dia 3 de jnho.
Franca recebeu 7,5 mil testes do Ministério da Saúde e comprou outros 5 mil, mas destes só 2220 chegaram efetivamente para o município.
Nesta segunda-feira, boletim da Vigilância Epidemiológica mostrou que há 152 pessoas aguardando resultado. No domingo (14), eram 143 casos suspeitos. Desde 16 de março, Franca registrou 177 casos confirmados. Neste dia 15, houve quatro testes positivos. Os descartados são 396. Com um aumento de nove pessoas recuperadas nesta segunda-feira (15), o total de pacientes que conseguiram curar-se da Covid-19 chegou a 92. Por enquanto, o município tem mais cidadãos que superaram a doença do que os que estão com o vírus atualmente. Os casos ativos somam 76.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.