A quarentena imposta pelos governos estaduais e municipais para tentar controlar o risco de uma grande epidemia do novo coronavírus no Brasil está gerando impacto social, com comércios demitindo funcionários. Em Franca, ainda não há números consolidados, apesar de ser certo que alguns bares e restaurantes já dispensaram algumas dezenas de funcionários. Fábricas que se prepararam para atender pedidos e tinham contratado, agora estão revendo os planos.
Na tentativa de minimizar os impactos sociais da quarentena, o governo federal, por meio da Caixa, prevê liberar um novo montante do FGTS. Ano passado já houve tal medida com o intuito de injetar dinheiro na economia cambaleante do país.
O anúncio oficial sobre esse saque pode acontecer nesta terça-feira. Algumas informações referentes a esse processo foram divulgadas a funcionários da Caixa, em reunião de teleconferência realizada no domingo à noite. Empresários e executivos também participaram da livestreaming.
Esses saques do FGTS só poderão ser solicitados pela internet ou aplicativo de celular, assim vai evitar aglomeração.de pessoas nas agências. Limite de valor não foi mencionado na reunião online.
Outras linhas de crédito também devem ser criadas para ajudar empresas a se manterem. Tal condição já foi anunciada pelo Banco do Povo também, que tem agora uma linha de crédito com juro de 0,35% ao mês.
A Caixa também vai liberar 70% de seus servidores para o home office. Apesar de não ter sido detalhado na reunião de domingo, há indicativo que atendimentos presenciais serão suspensos nas agências nesta semana.