A Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca toca na temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as atividades do Guri são gratuitas. O grupo toca no dia 25 de outubro, às 15h30, no Polo ACIF – Franca, em Franca/SP.
Sob a regência de Marcilio Lopes, o grupo apresentará as obras Minhas mãos, meu cavaquinho, Arrasta pé, Brasileirinho, Pedacinhos do Céu, Vê se gostas, Delicado, Você, carinho e amor, de Waldir Azevedo.
O regente Marcilio Lopes atua há 16 anos como professor de educação musical na Prefeitura de Franca. É coautor dos livros ‘Feira Musical: Para tocar, cantar e dançar o que é nosso’ (2012) e ‘Cadernos Musicais: Mambembe’ (2013). Exerce a função de educador de violão no Guri (Polo Itirapuã) há nove anos e, desde 2019, atua como regente da Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca.
As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri.
A programação está disponível no site e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: Link
Sobre os Grupos Musicais
Com diferentes formações, os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).
Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, pode reunir alunos e alunas de cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. São grupos artístico-pedagógicos que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.
Novos Grupos
Pensando na importância musical que os Grupos Musicais têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Grupo de Música Instrumental Brasileira do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos.
Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca
A camerata de cordas dedilhadas reúne músicos de diversos instrumentos dessa família, como violões, cavaquinhos e bandolins. O grupo surgiu de um conceito sustentável, em 2012, para constituir a ‘Orquestra Verde’ do Guri (conjunto que tocava com instrumentos da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia feitos com madeira certificada). Em 2014, integrou o espetáculo ‘Lendas Amazônicas’, gravado em DVD e apresentado no Teatro Municipal de Ribeirão Preto (SP) e de Barretos (SP), no Festival de Londrina (PR) e no festival Gente da Terra. Já performou com Carlinhos Antunes, Ivan Vilela, Renato Teixeira e Fulni-ô (etnia indígena do agreste pernambucano). Em 2022 se apresentou com Jane do Bandolim.
O Polo ACIF Franca conta com o patrocínio Bronze da ACIF – Associação do Comércio e Indústria de Franca.
CAMERATA DE CORDAS DEDILHADAS DO GURI DE FRANCA
Marcilio Lopes, regência
Programa
WALDIR AZEVEDO (1923-1980)
Minhas mãos, meu cavaquinho [arr. Dino Barioni]
WALDIR AZEVEDO (1923-1980)
Arrasta pé [arr. Dino Barioni]
WALDIR AZEVEDO (1923-1980)
Brasileirinho [arr. Edmilson Capelupi]
WALDIR AZEVEDO (1923-1980)
Pedacinhos do Céu [arr. Edmilson Capelupi]
WALDIR AZEVEDO (1923-1980)
Vê se gostas [arr. Rosana Bergamasco]
WALDIR AZEVEDO (1923-1980)
Delicado [arr. Rosana Bergamasco]
WALDIR AZEVEDO (1923-1980)
Você, carinho e amor [arr. Rosana Bergamasco]
Serviço
CAMERATA DE CORDAS DEDILHADAS DO GURI DE FRANCA
Data: 25 de outubro de 2023, QUARTA-FEIRA, às 15h30
Local: Polo Guri ACIF- Franca
Endereço: Avenida Hélio Palermo 2770, Estação – Franca/SP