Ícone do site F3 Notícias

Carlos de Assumpção, a completar 97 anos, é homenageado em Sessão Solene na ALESP

Em sessão solene, a Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) prestará homenagem a Carlos de Assumpção, um dos mais ilustres poetas da literatura afro-brasileira e que adotou Franca como residência.

O evento, promovido pelo Deputado Estadual Guilherme Cortez (PSOL), ocorrerá no dia 27 de maio, às 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek, para celebrar a vida e a obra deste notável defensor da igualdade racial.

Durante a solenidade, será entregue o Colar de Honra ao Mérito da ALESP a Carlos de Assumpção, reconhecendo não só sua carreira literária, mas também sua incansável militância. A homenagem coincide com a semana de seu 97º aniversário, celebrado em 23 de maio.

“É com profundo respeito e gratidão que prestaremos essa homenagem a Carlos de Assumpção,” destacou o Deputado Guilherme Cortez. “Sua voz potente e seus versos são um patrimônio que deve ser celebrado e preservado.”

Nascido em Tietê, São Paulo, em 23 de maio de 1927, Carlos de Assumpção é uma figura emblemática na luta contra o racismo no Brasil. Assumpção mudou-se para Franca em 1969, onde se formou em Direito pela Faculdade de Franca e Letras pela UNESP Franca. Além de atuar como advogado, dedicou-se intensamente ao movimento negro.

Carlos de Assumpção é autor de obras marcantes como “Protesto-poemas” (1982), “Quilombo” (2000), “Tambores da Noite” (2009) e “Não Pararei de Gritar” (2020). Estreou em publicação individual em 1982 com o seu poema “Protesto”, que venceu o Concurso de Poesia Falada de Araraquara (São Paulo) do mesmo ano.

Desde então, essa obra tornou-se um hino, um manifesto, um grito de resistência e esperança para o movimento negro até os dias de hoje, sendo traduzida para vários idiomas. Ao longo de sua carreira, Assumpção recebeu inúmeras honrarias, incluindo os títulos de Personalidade Negra em 1958, Doutor Honoris Causa pela UNESP em 2021 e pela UFRJ em 2022.

O poeta já recebeu outra homenagem, com live no Youtube transmitida neste dia 21 de maio.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile