As pessoas que estão diagnosticadas com Covid-19 em Franca e são monitoradas somam 264 nesta quinta-feira (2). Até a quarta-feira (1) eram 241. O aumento de casos em 24h foi de 9,5%. Só neste dia 2, 39 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus. Ao mesmo tempo que houve esse recorde de diagnosticados, o total de recuperados também aumentou de 138 para 153.
O crescimento no número de pessoas doentes gera alerta nas autoridades de saúde por conta da capacidade de atendimento hospitalar. Por enquanto, esse aumento não impactou diretamente a ocupação de leitos.
Conforme boletim da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca, há 20 pessoas internadas em UTIs e oito em enfermarias. A lotação de leitos de emergência está em 61%, enquanto os de enfermaria correspodem a 14%.
A rede particular de UTI é a mais sobrecarregada, com sete pessoas internadas nos 11 leitos disponíveis. Pelo sistema público, há 22 leitos, dos quais 13 estão com pacientes.
A situação que aparenta controle é impactada pelo registro de óbito. Nesta semana, duas mulheres morreram após complicações causadas pela Covid-19. Uma na quarta-feira e outra pessoa nesta quinta. No total, 10 moradores de Franca faleceram, além de outros dois pacientes que foram atendidos em Franca, mas moravam em São Tomás de Aquino e Itirapuã.
Dados oficiais