O gerente regional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), Fabio Dias, ouviu diferentes demandas sobre imóveis e conjuntos que estão sobre algum nível de gestão da autarquia estadual. Houve reunião dele nesta quarta-feira (22) com o vereador Gilson Pelizaro (PT) e também um representante de mutuários de um conjunto habitacional do Leporace.
O encontro foi demandado pelo vereador para tentar obter encaminhamentos na gerência da CDHU. Em conjunto do Leporace, por exemplo, falta a construção de muros para melhorar a segurança local. Esse assunto foi apresentado ao gerente regional.
Apesar de ainda não haver definição sobre encaminhamento que devem resolver essas pendências de mutuários, foi feito um contato direto para que os problemas sejam abordados pela CDHU dentro deste ano.
Conforme Pelizaro, Fábio Dias comentou nesse encontro que medidas para ocorrer a averbação de alguns prédios estão em andamento. “Ele (Fabio Dias) trouxe notícias sobre a averbação de alguns prédios da CDHU. Esteve em Franca para verificar os condomínios pertencentes a companhia e está colocando como prioridade em sua gestão a questão da titularidade e que as pessoas possam tirar as suas escrituras o mais breve possível”, comentou o vereador.
A companhia estadual ainda está com a campanha de Regularização de Contratos 2024 e o prazo para adesão vai até o dia 31 de março de 2025. Mutuários que precisam regularizar suas pendências financeiras nos seus contratos têm até o esta data para aproveitar as facilidades que a campanha oferece. A iniciativa, que teve inicio em novembro, tem objetivo de reduzir a inadimplência e regularizar as prestações em atraso do financiamento habitacional realizado pela Companhia.
Para os acordos e alterações processuais, não haverá incidência de juros de mora ou de multa por atraso. O pagamento dos débitos atualizados será parcelado até o final do prazo remanescente dos contratos, sem aplicação de juros remuneratórios. Será necessário o pagamento de uma entrada mínima, de acordo com o tamanho do atraso:
– Atraso de até duas mensalidades, o débito deverá ser quitado à vista;
– Nos contratos ativos com três a 24 atrasos sem acordo prévio, deverá ser paga uma prestação de entrada;
– Mutuários com atrasos de três a 24 parcelas, mas que já tenham realizado acordo e descumprido, deverão pagar duas prestações de entrada;
– Para situações com mais de 24 parcelas em atraso-, a entrada será de três prestações.
Em todos os casos, a entrada poderá ser substituída pelo valor de 5% do total da dívida, prevalecendo o que for menor. Também será possível optar pelo pagamento à vista, sem incidência de juros ou multa.
Após o término da campanha, as regras para acordo voltam ao praticado regularmente pela Companhia: o valor de entrada corresponde a 10% do valor da dívida, além da incidência de juros e multa por atraso, conforme as cláusulas contratuais.
Outra novidade é a possibilidade de o mutuário fazer a portabilidade para as regras atuais de financiamento da CDHU, que estipulam o teto de 20% da renda familiar para as parcelas mensais, além de estipular juros zero para as famílias com renda de até cinco salários mínimos.
Os mutuários com pendências estão recebendo uma carta boleto informando sobre a campanha e já com o melhor valor de acordo para cada situação. Ao pagar o boleto recebido, automaticamente o contrato é convertido para as regras do acordo. Os moradores podem conferir a autenticidade do boleto no validador disponibilizado no site da CDHU.
Outra possibilidade é que o interessado acesse, proativamente, o site da Companhia diretamente no link: cdhu.sp.gov.br/acordoespecial. Ao preencher as informações do contrato, o sistema irá apresentar, automaticamente, a situação mais vantajosa para o cidadão, de acordo com a característica da dívida. Em caso de dúvidas, o interessado pode ligar para o Alô CDHU (0800 000 2348) ou ir diretamente aos postos de atendimento na capital ou nas gerências regionais. A lista de endereços está disponível no link: https://www.cdhu.sp.gov.br/postos-de-atendimento
Franca não possui uma unidade da CDHU para atendimento pessoal. Para os mutuários da cidade é preciso ir até a Gerência Regional de Ribeirão Preto, no Núcleo de Atendimento Habitacional de Ribeirão Preto, que fica na avenida Castelo Branco, 2100, Nova Ribeirânia, em Ribeirão Preto. O telefone de atendimento é o (16) 3603-8729. O tendimento: De Segunda-Feira à Sexta-Feira. Horário de Atendimento: das 8h às 16h.
Na Câmara de Franca, o vereador Gilson Perlizado, por conta da reunião realizada nesta semana, tornou-se um elo extraoficial de contato com a gerência em Ribeirão Preto.